Correio do Minho

Braga, segunda-feira

BLCS: 90 alunos disputam Concurso Nacional de Leitura
Braga recebeu fase final do Concurso Nacional de Leitura

BLCS: 90 alunos disputam Concurso Nacional de Leitura

Olímpiadas da saúde: o sono é o nosso super poder

Ensino

2019-02-21 às 10h00

Redacção

Noventa alunos de todos os ciclos de ensino disputam, hoje e amanhã, a fase municipal do Concurso Nacional de Leitura, na BLCS.

A Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva (BLCS) acolhe, hoje e amanhã, a fase municipal da 13.ª edição do Concurso Nacional de Leitura (CNL), que conta com a participação de 90 alunos das escolas do concelho.
O objectivo central do Concurso Nacional de Leitura - que se desenvolve em quatro fases distintas - é estimular hábitos de leitura e pôr à prova competências de expressão escrita e oral nas crianças e jovens do concelho de Braga. Em Braga, a BLCS é a responsável pela organização do evento, em articulação com a Rede de Bibliotecas Escolares e os Agrupamentos de Escolas.
Nesta Fase Municipal, como referido, estão envolvidos 90 alunos de todos os ciclos de ensino do concelho apurados na 1.ª fase do concurso – fase escolar: 54 alunos do 1.º e 2.º ciclos e 36 do 3.º ciclo e ensino secundário.
Todos os Agrupamentos de Escola participam, incluindo o Conservatório de Música da Gulbenkian, o Externato Infante D. Henrique e os colégios D. Pedro V e João Paulo II.
Serão apurados quatro finalistas de cada ciclo de ensino, num total de dezasseis alunos, que irão representar Braga na Fase Intermunicipal (CIM) em Barcelos.
Braga será o Município anfitrião da fase final do Concurso de Leitura que trará alunos de todo o país à cidade dos arcebispos.
Em comunicado, o Município refere que tem incrementado o seu apoio à rede de bibliotecas concelhia tendo, no ano transacto, atribuído 12.000 euros à respectiva rede com o intento de potenciar as valências e o papel preponderante que o espaço biblioteca desempenha na escola.
Segundo a vereadora da Educação da Câmara Municipal de Braga, Lídia Dias, “o Concurso Nacional de Leitura tem-se mostrado integrador de múltiplas literacias, desempenhando um papel cada vez mais decisivo de capacitação das crianças e dos jovens. É de salutar o contributo assaz importante do concurso para o desenvolvimento de capacidades de leitura expressiva e de argumentação dos alunos concorrentes. É com júbilo que Braga vê 90 dos seus alunos a representar o concelho”.
A integração explícita e intencional em projectos e actividades realizadas neste âmbito fomentam competências nas áreas da leitura e interpretação constituindo, assim, uma estratégia para o sucesso escolar e o desenvolvimento educativo e cultural dos jovens alunos.
No comunicado, é ainda salientado que as obras a concurso seleccionadas pelo júri na Fase Municipal são da autoria de Sophia de Mello Breyner Andresen. Trata-se de uma homenagem à escritora no ano em que se comemora o centenário do seu nascimento. Estas celebrações têm também recinto no programa Poesia ao Centro.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.