Correio do Minho

Braga, quarta-feira

- +
‘BikeAmor’: Vila Verde já tem bicicletas partilhadas
Associação entregou candidatura da calçada portuguesa a Património Mundial

‘BikeAmor’: Vila Verde já tem bicicletas partilhadas

Famalicão avança com criação do Plano Estratégico do Desporto

‘BikeAmor’: Vila Verde já tem bicicletas partilhadas

Cávado

2025-02-12 às 09h40

Redacção Redacção

Vila Verde conta, desde ontem, com um sistema de bicicletas partilhadas - ‘BikeAmor’- destinado a residentes e visitantes, que visa promover a mobilidade sustentável e estilos de vida saudáveis.

Citação

Em mais uma iniciativa inserida na programação ‘Fevereiro - Mês do Romance’, a Câmara Municipal de Vila Verde apresentou ontem o ‘BikeAmor’, um sistema de bicicletas eléctricas partilhadas, numa iniciativa que promove a mobilidade sustentável e estilos de vida mais saudáveis. Apresentado junto à loja de Turismo, no centro da vila, o novo sistema já está disponível para ser utilizado por pessoas de todas as idades.
A viagem inaugural das novas bicicletas contou com a participação de alunos da Escola Secundária de Vila de Verde e da EPATV - Escola Profissional Amar Terra Verde e nem a chuva que caia arrefeceu o entusiasmo dos jovens.
São 30 as bicicletas à disposição de vilaverdenses e visitantes, tendo sido instalados quatro cais para aparcamento e levantamento das bicicletas - um junto ou ao Turismo, outro no complexo de lazer junto às piscinas municipais, outro junta à Secundária de Vila Verde e um quarto junto à EPATV.
São duas as modalidades para usar estas bicicletas eléctricas: como ‘utilizador fidelizado’ ou esporádico. O ‘utilizador fidelizado’ deve efectuar a respectiva inscrição e, mediante o pagamento de 20 euros, recebe um cartão que, ao passar no leitor dos pontos de recolha, lhe permite usar a bicicleta. Já o ‘utilizador não fidelizado’ deve registar-se na aplicação da BikeAmor e, mediante o pagamento de uma caução a bicicleta é desbloqueada. No final da utilização, a caução é-lhe devolvida.
Júlia Fernandes explicou aos jornalistas que a implementação deste sistema de bicicletas partilhadas vem na sequência da criação da ciclovia no concelho.
De realçar ainda que a implementação do Bike Amor representou um investimento na ordem dos 60 mil euros, com a presidente da Câmara a avançar que o investimento poderá “ser replicado noutros pontos do concelho se houver adesão por parte da população”, o que acredita que “vai acontecer”.
Júlia Fernandes explicou que o nome ‘Bike Amor’, escolhido para este sistema de bicicletas partilhadas foi escolhido numa “alusão a este mês do Romance, mas também aos mil e um encantos que Vila Verde tem para descobrir” e ao seu “posicionamento enquanto um destino estratégico de turismo: o local onde o amor acontece, associado aos lenços de namorados”.
A autarca referiu que estas bicicletas são um excelente recursos para todos aqueles que quiserem partir à descoberta dos encantos de Vila Verde, lembrando que a estratégia do município é unir turismo, ambiente e desporto.
Na inauguração marcou também presença o presidente da Junta de Vila Verde e Barbudo, José Luís Faria, que recordou e elogiou o impulso dado pelo anterior executivo municipal, liderado por António Vilela, ao avançar com a criação da ciclovia. O anterior presidente da Câmara esteve presente no evento.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho