Correio do Minho

Braga, sábado

Bienal do Eixo Atlântico chegou a Vigo
Borges e dez jogadores rescindiram contrato com Palmeiras FC

Bienal do Eixo Atlântico chegou a Vigo

Braga cria Laboratório de Inovação Urbana

Alto Minho

2018-09-15 às 11h00

Redacção

No Museu do Mar da Galiza, em Vigo, está patente a mostra da XII Bienal de Pintura do Eixo Atlântico. Exposição itinerante decorre até Fevereiro de 2019 e ainda vai passar por Barcelos, entre outras localidades.

A XII Bienal de Pintura do Eixo Atlântico chegou ontem a Vigo, onde permanecerá até 14 de Outubro no Museu do Mar da Galiza. Até Fevereiro de 2019 esta mostra passará ainda por Monforte de Lemos, Lugo, Barcelos e Lalín.
A XII Bienal de Pintura do Eixo Atlântico reúne 28 obras de artistas do Norte de Portugal e da Galiza.
A origem Bienal de Pintura do Eixo Atlântico remonta a 1997, contando com 12 edições de itinerância. Com mais de duas décadas, este programa estimula a criação artística, e possibilita o intercâmbio cultural e o conhecimento de artistas que no Noroeste Peninsular constituem uma contribuição viva e dinâmica no panorama cultural europeu.
Neste contexto, o Prémio Novos Talentos Luso-Galaicos surgiu para promover o esforço e a criatividade dos mais jovens, suscitando um futuro culturalmente rico e diversificado.
A XII Bienal de Pintura do Eixo Atlântico está a percorrer, desde Novembro de 2017 e até Fevereiro de 2019, várias cidades membros do Eixo Atlântico: O Barco de Valdeorras, Viana do Castelo, Porto, Braga, Peso da Régua, Riveira, Ourense, Maia, Santa Maria da Feira, Vigo, Monforte de Lemos, Lugo, Lalín e Barcelos.
Nesta edição, na qual participaram mais de 120 artistas, os prémios do júri presidido pela artista portuguesa Paula Tavares, recaíram em: ‘Fragmentos de Memória’, de Fábio Araújo (Prémio Novos Talentos Luso-galaicos:); ‘América’, de Xosé Lois Carreira López (segundo prémio de autor galego); ‘Two Big Women’, de Marco Macedo (segundo prémio de autor português), e ‘Série 0, Desconstruindo’, de Fátima Teles (primeiro prémio para melhor obra do certame).

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.