Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Bienal de arte têxtil entra na recta final
Xutos e Ana Moura no cartaz da Festa das Cruzes 2024

Bienal de arte têxtil entra na recta final

Vitória SC sofreu mas venceu em Chaves

Bienal de arte têxtil entra na recta final

Vale do Ave

2020-10-19 às 14h44

Redacção Redacção

Contextile 2020 mantém a sua Exposição Internacional no Palácio Vila Flor. Bienal de Arte Têxtil Contemporânea entrelaça a tradição e inovação no têxtil com a cultura e a criatividade.

Citação

Já só faltam seis dias para o encerramento da ‘Contextile 2020’, que desde 5 de Setembro revela em vários espaços culturais e áreas públicas da cidade de Guimarães o que melhor se faz ao nível da arte têxtil contemporânea. ‘Wallpaper & wall hanging’, da estoniana Krista Leesi, distinguida com o Prémio de Aquisição no decorrer desta Contextile 2020 ilustra a excelência desta bienal de arte têxtil contemporânea, que na sua exposição internacional, patente no Centro Cultural Vila Flor, reuniu 59 obras de 50 artistas de 30 países, de um conjunto de quase 1200 obras de cerca de 900 artistas de 65 países, que responderam à ‘open call’ que teve como referência o concei- to temático ‘Lugares de Memória’.

A Contextile 2020, que em tempos de pandemia e contra todas as perspectivas, foi em frente e soube vincar o seu prestígio, não só testemunhado pela enorme participação de artistas de todo o Mundo, bem como pela passagem e visita a esta 5.ª edição da bienal do Primeiro-Ministro e ministro da Economia, vai muito mais além que o aspecto técnico e plástico das obras em exposição, dado que está subjacente a esta bienal a sua intrínseca ligação a Guimarães como Território de Cultura Têxtil.

A Contextile 2020 estende-se por outros espaçospúblicos da cidade, como o Convento de Santo António dos Capuchos onde estão as ‘Residências Artísticas’ em parceria com a plataforma Magic Carpets e a Bienal Internacionale du Lin de Portneuf, bem como o artista convidado Stephen Schofield, enquanto a outra artista convidada, Magda Sobo?, tem os seus trabalhos expostos no Centro para os Assuntos da Arte e da Arquitectura. O Instituto de Design acolhe ‘Emergências, Educação e Criação Têxtil’ resultante do intercâmbio com as escolas de arte nacionais de ensino artístico têxtil. Numa bienal que em tempos de pandemia soube reinventar-se, mantiveram-se os Textile Talks, workshops, cinema ao ar livre e instalações multimédia e de acordo com as recomendações da Direção-Geral da Saúde.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho