Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Biblioteca cada vez mais comprometida em não deixar ninguém para trás
Luís Pedro Martins: “Turismo é um sector resiliente, que recuperou muito rapidamente”

Biblioteca cada vez mais comprometida em não deixar ninguém para trás

Vitória SC sofreu mas venceu em Chaves

Biblioteca cada vez mais comprometida em não deixar ninguém para trás

Braga

2020-11-27 às 12h00

Teresa M. Costa Teresa M. Costa

Semana da Inclusão iniciou-se ontem com o reforço da rede de parceiros com que a Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva trabalha para se tornar cada vez mais inclusiva, levando a leitura e a informação a todos, incluindo os que têm deficiência.

Citação

"Queremos ser uma biblioteca cada vez mais inclusiva, com serviços e com documentos cada vez mais inclusivos que permitam chegar a todos". A ambição foi assumida ontem pela directora da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva (BLCS), Aida Alves, na abertura da quinta semana da inclusão "Incluir+".
Ao longo dos últimos dez anos, a BLCS tem vindo a estabelecer parcerias com organizações de diferentes quadrantes, sempre com o objectivo de levar o livro e a leitura e de facilitar o acesso à informação a todos, incluindo os cidadãos com necessidades específicas.
Ontem, esta rede de parcerias foi reforçada com a assinatura de protocolos com mais quatro instituições: o Centro Terapêutico SalusLive; a Associação YAY Educação em Inclusão; o Centro Novais e Sousa da Associação Creche de Braga e a Need Cooperativa.
Para Aida Alves, as instituições que trabalham na área da deficiência são os melhores parceiros para ajudar a BLCS a cumprir a sua missão de inclusão.
"Precisamos de vós para ganhar força sobretudo na área da deficiência" assumiu a directora da BLCS, reforçando que os quatro protocolos assinados ontem selam o "compromisso institucional de continuarmos juntos num percurso que vai para além da semana da inclusão".
Em nome da BLCS assinou os protocolos a presidente do Conselho Directivo, que é também vice-reitora da Universidade do Minho (UMinho), Manuela Martins, que realçou o "grande alcance” da semana da inclusão, felicitando a BLCS "pelo papel meritório que desempenha na cidade, não só pela promoção da leitura, mas sobretudo por não deixar ninguém para trás neste processo".
Manuela Martins defende que o acesso ao livro e ao conhecimento "é uma aspiração que deve ser de todos e temos que criar as condições para que todos possam fazê-lo".
A presidente do Conselho Directivo acredita que este é um trabalho que a BLCS "sabe fazer bem" como comprova o prémio de inclusão conquistado o ano passado.
A propósito dos protocolos ontem assinados, Manuela Martins sublinhou que a BLCS não trabalha sozinha e integra uma rede de cerca de duas dezenas de parceiros, destacando a parceria com as escolas no contexto da importãncia de "sensibilizar os mais jovens para uma sociedade mais inclusiva e para o respeito do direito à diferença".
A vice-reitora da UMinho vê na semana da inclusão “uma iniciativa de grande mérito” ao procurar “melhorar o grau de consciência da comunidade em relação às pessoas com deficiência”.
Manuela Martins considera que “a consciencialização é algo que deve estar, em permanência, nos nossos objectivos enquanto instituição pública”.
A presidente do Conselho Executivo da BLCS acredita que a semana da inclusão “irá contribuir para reforçar os laços da Biblioteca com a cidade e, ao mesmo tempo, para uma maior aproximação da cidade às associações que trabalham, com muito mérito, na defesa daqueles que mais precisam”.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade
Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho