Universidade do Minho abre as portas em formato online
2021-02-27 às 10h00
Espaço sofre de infiltrações e painéis de bronze foram vandalizados. Bloco de Esquerda perguntou ao Governo se tem conhecimento da situação.
A deputada do Bloco de Esquerda (BE) na Assembleia da República Alexandra Vieira, denunciou ontem o mau estado de conservação em que se encontra o Estádio 1.º de Maio. Num encontro com os jornalistas à porta do estádio, Alexandra Vieira apontou o estado em que se encontram os dois painéis da fachada como exemplo da deterioração de toda a estrutura desportiva.
“Estes painéis de bronze são bastante valiosos, porque são do escultor Barata Feio e necessitam de obra urgente de reabilitação”, indicou a deputada bloquista.
O estádio apresenta ainda infiltrações nas salas existentes debaixo das bancadas, especialmente na ala nascente.
Apesar de ser propriedade da Câmara Municipal de Braga, o mau estado de conservação do Estádio 1.º de Maio motivou uma pergunta do BE ao Ministério da Cultura, através da Assembleia da República.
“O que nós perguntamos é se o ministério tem conhecimento do avançado estado de degradação do estádio, que é considerado património municipal, e se tem algum mecanismo, de forma a que a Câmara Municipal fique sensibilizada para esta questão e proceda às obras de reabilitação que são necessárias”, afirmou Alexandra Vieira.
A deputada lembrou que aquela estrutura deixou de ter qualquer obra desde que foi inaugurado o Estádio Municipal, em 2004.
A intervenção prioritária, no entender do BE, deve ser feita nas alas nascente e poente. “A questão mais urgente é a infiltração das águas, que está a pôr em causa a estrutura do edifício, e depois, a preservação destes painéis que são muito valiosos. Para não falar do pórtico de entrada, que foi destruído num aci- dente”, disse Alexandra Vieira. O assunto deverá ser abordado numa moção a apresentar pelo partido na Assembleia Municipal de Braga.
José Ribeiro, militante do partido e membro da Assembleia da União de Freguesias de S. José de S. Lázaro e S. João do Souto, e que se assumiu como um dos utentes do espaço, recordou que o estádio é procurado por atletas federados das mais diversas modalidades.
“Toda a ala nascente está encerrada desde Novembro de 2019. A malta que usa a pista de atletismo utilizava os balneários, que estão fechados. Os atletas equipavam-se nos balneários das Piscinas. Quando elas abrirem no Verão, vai haver outra vez competições e não há instalações condignas para os atletas”, frisou José Ribeiro.
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário