Correio do Minho

Braga, sábado

Batalha de Camélias regressou a Celorico de Basto 100 anos depois
Gastronomia em destaque no Vila Praia em Flor

Batalha de Camélias regressou a Celorico de Basto 100 anos depois

Visitas guiadas mostram talha dourada a vianenses e turistas

Vale do Ave

2018-03-19 às 06h00

Miguel Viana

Batalha foi o ponto alto do desfile da Festa Internacional das Camélias, que chamou milhares de pessoas ao centro da vila.

Milhares de pessoas acorreram ontem ao centro da vila de Celorico de Basto, para assistirem ao desfile da XV edição da Festa das Camélias. Este ano, a festa contou com uma novidade, a batalha das Camélias, que já não se realizava há 100 anos.
Este ano temos aqui motivos de maior interesse, nomeadamente a possibilidade de reviver uma iniciativa feita há 100 anos atrás, que foi a Batalha das Flores, que decorreu aqui em Celorico de Basto. Quisemos ir buscar esta tradição. Se correr bem podemos, nos anos futuros, transformá-la numa tradição que seja divertida e alegre, e que satisfaça todas as pessoas, considerou o presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto.
A batalha consistiu em atirar centenas de camélias oferecidas pela organização entre quem integra o cortejo e quem está a assistir, e vice-versa.

Joaquim Mota e Silva lembrou que a Festa das Camélias é, também, uma oportunidade para dinamizar as actividades económicas do concelho.A dinamização do concelho é essencial. A vinda de muitos turistas é absolutamente clara, em termos de hospedagem, restauração e consumo de produtos regionais e de merchandising associado à imagem da Camélia, destacou o autarca celoricense.
Joaquim Mota e Silva mostrou-se também muito satisfeito com esta aposta fundamental, que tem sido feita nos últimos anos, sob o ponto de vista da imagem e sob o ponto de vista de satisfação das pessoas, e do ponto de vista económico, que é naturalmente positivo.
Integraram o cortejo os diversos estabelecimentos de ensino e as colectividades do concelho, sempre com motivos e trajes associados à camélia.
A chuva que se fez sentir no início do desfile não foi suficiente para afastar os milhares de espectadores do cortejo.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.