Correio do Minho

Braga, quarta-feira

- +
Barcelos vai calcular pegada ecológica
Semana Europeia do Desporto sensibiliza para importância da actividade física

Barcelos vai calcular pegada ecológica

Paulinho apto no relvado

Barcelos vai calcular pegada ecológica

Cávado

2019-05-16 às 09h00

Redacção Redacção

Acordo de colaboração foi aprovado pelo executivo. Estudo decorrerá por um período de dois anos e o município vai pagar 20 mil euros por ano.

O Município de Barcelos aprovou o acordo de colaboração com a ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável para desenvolver o projecto ‘Pegada Ecológica dos Municípios Portugueses’, em parceria com a Universidade de Aveiro e a Global Footprint Network.
A pegada ecológica é uma ferramenta de avaliação e monitorização para os governos nacionais e locais que procuram reduzir os riscos e adaptarem-se às alterações climáticas, fomentando uma sustentabilidade global. O cálculo da pegada ecológica pode fornecer um roteiro para uma comunidade que, agora e num horizonte de 20 anos, está a tentar tornar-se ambientalmente saudável, economicamente próspera e equitativa.
O método base a utilizar para calcular a pegada global será o da Global Footprint Network, o mais reconhecido à escala global, permitindo, desta forma, a comparação dos resultados obtidos com qualquer outra cidade ou região do mundo.
No seguimento da política desenvolvida pela Câmara Municipal de Barcelos no âmbito de adaptação às alterações climáticas, o projecto ‘Pegada Ecológica dos Municípios Portugueses’ visa, ainda, desenvolver investigação inovadora, não só ao nível da informação sobre a biocapacidade local, bem como na construção de políticas públicas que permitam a coesão territorial, a sustentabilidade e a equidade entre as diversas regiões do país.
O estudo decorrerá por um período de dois anos. No primeiro, será feita a avaliação da pegada ecológica e da biocapacidade de Barcelos e a sua contribuição para a média nacional; no segundo, será desenvolvida a calculadora da pegada ecológica online, específica para o concelho de Barcelos, permitindo que a sociedade civil calcule a sua própria pegada ecológica. Esta ferramenta será hospedada no site do Município de Barcelos e poderá ser usada em vários projetos pelas autoridades locais.
O acordo de colaboração agora aprovado prevê, também, um workshop para discutir os resultados da pegada ecológica e opções de mitigação.
O projecto será financiado pelo Município de Barcelos em 20 mil euros por cada ano.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho