Paredes de Coura: Ligação à A3 desviada para preservar calçada romana
2020-07-09 às 10h00
Autarquia concluiu a sinalização do Caminho de São Bento, entre Pousa e a Igreja Matriz, no âmbito de projecto coordenado pela CIM Cávado.
O Município de Barcelos anunciou que concluiu a sinalização do Caminho de São Bento da Porta Aberta na sua área territorial, compreendida entre a freguesia de Pousa e a Igreja Matriz, em Barcelos.
Em comunicado, a autarquia recorda que a sinalização dos Caminhos de São bento da Porta Aberta é um projecto desenvolvido no âmbito da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Cávado, em parceria com a Irmandade de São Bento da Porta Aberta.
“Em conjunto com os seis municípios da CIM Cávado promovem o projecto ‘Caminhar em Segurança’ que visa a valorização e sinalização dos caminhos de São Bento da Porta Aberta, de forma a possibilitar uma leitura comum dos vários percursos e uma melhor orientação estratégica e em segurança aos peregrinos e caminhantes”, refere a autarquia.
O trajecto foi dividido em sete etapas distintas, desde Fão, no concelho de Esposende, até ao santuário de São Bento da Porta Aberta, em Terras de Bouro, num percurso total de aproximadamente 70 quilómetros.
A par da sinalização do caminho, foi também lançado o ‘Guia do Peregrino dos Caminhos de São Bento da Porta Aberta no Cávado’, obra apresentada na semana passada na cripta do São bento, cerimónia que contou com a presença da vereadora da Cultura de Barcelos, Armandina Saleiro.
Esta publicação pretende dar orientação geográfica, assim como informações úteis de índole cultural, ambiental e interpretativo.
A sessão teve como objectivo a valorização e promoção dos Caminhos de São Bento da Porta Aberta no território do Cávado que, juntamente com a sinalização implementada no terreno, permitirão reforçar a segurança do peregrino, promovendo a qualidade da caminhada e a valorização do território.
Este projecto surge de uma candidatura apresentada pela CIM do Cávado ao programa Interreg Espanã-Portugal (POCTEP). A aprovação desta candidatura permitiu o desenvolvi- mento de uma imagem de marca do caminho e várias soluções de sinalética direccional.
O Santuário é um local de culto com uma forte importância religiosa e turística, recebendo, por ano, mais de 600 mil turistas e peregrinos de várias origens.
26 Janeiro 2021
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário