Correio do Minho

Braga, sexta-feira

- +
Barcelos: Recorde no ‘Presépio a 7 Artes’ com mais de 12 mil visitantes
Sporting Clube de Braga perde na Bélgica e fica em posição delicada na Liga Europa

Barcelos: Recorde no ‘Presépio a 7 Artes’ com mais de 12 mil visitantes

Montalegre pede investimentos na requalificação das estradas

Barcelos: Recorde no ‘Presépio a 7 Artes’ com mais de 12 mil visitantes

Cávado

2024-12-10 às 06h00

Redacção Redacção

Em apenas dez dias, o ‘Presépio a 7 Artes’, exposto na Sala Gótica dos Paços do Concelho, recebeu a visita de 12 mil pessoas. São cerca de 150 peças criadas por 50 artesãos do concelho de Barcelos.

Citação

É um recorde absoluto. Em apenas dez dias, o ‘Presépio a 7 Artes’ - patente na Sala Gótica dos Paços do Concelho - recebeu mais de 12 mil visitantes. E se a maior parte das pessoas aproveita o fim-de-semana para ver in loco o maior símbolo da quadra natalícia, a verdade é que, diariamente, são dezenas os visitantes, entre os quais centenas de forasteiros, muitos deles vindos da vizinha Espanha.
Inaugurado no final de Novembro, este presépio ostenta peças criadas por 50 artesãos de Barcelos, representativas das várias artes e ofícios populares do território do concelho.  
Montado pelo terceiro ano consecutivo, o presépio não deixa ninguém indiferente tanto pela sua dimensão e enquadramento, como pela quantidade e diversidade artística das peças que o compõem. Composto por cerca de uma centena e meia de peças, este presépio pretende dar a conhecer a capacidade criativa dos artesãos de Barcelos, nas suas distintas artes constituindo um “retrato da vida quotidiana popular de um passado não muito longínquo, porém profundamente marcado pela expressão característica do Minho e das suas gentes, mas, mais do que isso, reflecte um sentimento colectivo de outros tempos e momentos de uma identidade e de um imaginário local”.
Barcelos, que ostenta o título de cidade criativa da UNESCO, é um território particularmente fértil nas artes e ofícios tradicionais, sendo o presépio uma das criações mais relevantes do figurado local. Neste contexto, o ‘Presépio a 7 Artes’, além do simbolismo que encerra, é também uma homenagem e um elogio ao artesanato local, não só patente nas produções barristas, mas também nos trabalhos em madeira, ferro, cestaria, bordado de crivo e em expressões de artesanato contemporâneas, caso da pasta de papel.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho