Correio do Minho

Braga,

- +
Barcelos no fecho do Projecto LIVHES
Candidatos desafiados a defender Caminho

Barcelos no fecho do Projecto LIVHES

Mil alunos em campeonato de cálculo mental

Barcelos no fecho  do Projecto LIVHES

Cávado

2023-03-29 às 13h03

Redacção Redacção

Barcelos apresenta plataforma digital de Património Imaterial. Reunião arranca hoje e termina sexta-feira em França.

Citação

O Município de Barcelos participa na reunião de encerramento da iniciativa LIVHES, cofinanciada pelo Programa Interreg Sudoe, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), de 29 a 31 de março, em Pau, Béarn, França. O encontro juntará os nove parceiros da iniciativa para rematarem o projeto de valorização do património cultural imaterial dos seus territórios e apresentar o guia metodológico desenvolvido.
Os primeiros dias da reunião serão dedicados a avaliar o estado de execução do projecto, rever o progresso das experiências-piloto e finalizar o guia metodológico desenvolvido ao longo deste tempo. Serão, ainda, realizadas visitas de estudo a sítios de património cultural imaterial nos territórios do Pays de Béarn e do CIRDOC, anfitriões deste último encontro.
No dia 31 de março, terá lugar o Seminário transnacional de encerramento do programa europeu Sudoe-LIVHES, na Câmara de Comércio e Indústria de Pau. O evento é aberto a todos os agentes públicos e privados que trabalham na promoção do património, e contará com a intervenção de Timothy Curtis, Secretário-Geral da Convenção da UNESCO para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial. Serão também apresentadas as experiências-piloto de cada parceiro do consórcio e haverá várias mesas redondas relacionadas com o PCI, a digitalização e o papel da juventude.
A iniciativa LIVHES responde a uma necessidade e a um desafio territorial partilhado pelas zonas escassamente povoadas do sul da Europa: encontrar e implementar novas formas de valorização do PCI promovido e reconhecido pela UNESCO, como instrumento para o desenvolvimento económico sustentável e para a coesão territorial.
Os parceiros envolvidos neste projeto são o Pays de Béarn, a Diputación de Teruel, a Diputación de Burgos, o Institut Català de Recerca en el Patrimoni Cultural (ICRPC), o Município de Barcelos, a Universidad Pública de Navarra, o CIRDOC - Institut Occitan de Cultura, a Communauté de Communes Pyrénées Haut Garonnaises e o Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial do Rio Minho.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho