Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
Barcelos na rota do turismo criativo ligado às artes e ofícios tradicionais
Exposição "O Xaile no Traje" de Ivo Rua na Loja Interativa de Turismo de Ponte da Barca

Barcelos na rota do turismo criativo ligado às artes e ofícios tradicionais

Matheus vezes 400

Barcelos na rota do turismo criativo ligado às artes e ofícios tradicionais

Cávado

2018-03-20 às 15h28

Teresa M. Costa Teresa M. Costa

Dia Mundial do Artesão foi assinalado, ontem, em Barcelos, com uma conferência que convocou os artesãos do concelho para os novos desafios, a começar pela promoção na rota do turismo criativo, apontou o vereador do pelouro.

Citação

A promoção é o grande desafio para as artes e ofícios tradicionais do concelho apontou ontem o vereador do Turismo e Artesanato da Câmara Municipal de Barcelos, José Beleza.
José Beleza falava na conferência organizada pelo município barcelense como forma de assinalar o Dia Mundial do Artesão, onde abordou as potencialidades de Barcelos integrar a rede mundial de cidades criativas.
O vereador da tutela aponta como caminho o turismo criativo ligado às artes tradicionais como novo paradigma promocional.

Para José Beleza, a integração na rede da UNESCO é uma responsabilidade acrescida para o município e para todos os que promovem o artesanato.
Reconhecendo as artes e ofícios tradicionais como uma das maiores riquezas do concelho, o vereador do Turismo e Artesanato realçou: a riqueza já existe, mas é preciso mostrá-la para potenciar e dignificar o que temos.
Como cidade criativa da UNESCO no tema artesanato e arte popular, Barcelos pode apostar na internacionalização, não só do figurado, mas de toda a diversidade de artes e ofícios, por exemplo, através da interacção com outras cidades da rede.

José Beleza realça ainda a importância de haver uma rede de negócio para que o artesanato seja visto, também, como uma riqueza económica.
Em matéria de promoção e de internacionalização, a certificação constitui uma mais-valia, defende a representante da ADERE-Certifica, Teresa Costa.
Teresa Costa sublinha que a certificação vai ajudar o consumidor a fazer a triagem entre uma arte/ofício tradicional com história e aquele que não é.
Para a responsável da ADERE-Certifica, os desafios passa por revitalizar as unidades produtivas artesanais e por promovê-las em novos mercados.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho