Correio do Minho

Braga, quinta-feira

Barcelos investe meio milhão na Educação Digital
Novos parcómetros contribuem para a melhoria da qualidade de vida

Barcelos investe meio milhão na Educação Digital

Hospital: Presidente da Câmara defende nova PPP

Cávado

2018-11-15 às 12h00

Redacção

Com um investimento de cerca de 577 mil euros, o projecto prevê modernização de equipamentos informáticos nas escolas e jardins de infância.

As escolas do ensino pré-escolar, básico e secundário do concelho de Barcelos estão a beneficiar da modernização de equipa- mentos informáticos. Com um investimento de 577 mil euros, o projecto ‘Comunidade Educativa Digital’ visa dinamizar a comunidade educativa dotando-a de ferramentas e meios digitais que auxiliem na gestão de alimentação e transportes escolares.
A comunidade escolar do concelho envolve, para além da Câmara Municipal e serviços municipais, juntas de freguesia, agrupamentos de escolas, escolas e jardins de infância.

A actual plataforma educativa digital vai ser reforçada com mais serviços colaborativos, nomeadamente a gestão de infra-estruturas e ocorrências escolares, o acompanhamento de crianças pela Comissão de Protecção de Crianças e Jovens ou a desmaterialização do acervo histórico.
Prevê-se ainda a modernização dos equipamentos informáticos escolares com a aquisição de cerca de 200 computadores e 89 multifunções a distribuir pela generalidade das escolas e jardins de infância.

Sob a designação ‘Reengenharia, simplificação e desmaterialização dos serviços públicos municipais’, este projecto foi financiado em 85% pelo Programa Norte 2020, cabendo o restante financiamento ao Município de Barcelos, e pretende adaptar os serviços municipais às novas exigências, reconhecendo a importância das novas tecnologias na construção de uma administração local moderna, eficiente e acessível.

Os alunos vão beneficiar-se ainda, no âmbito das tecnologias de informa e comunicação, da ‘Plataforma+Cidadania’ que visa o desenvolvimento de literacia digital, o contacto com ferramentas pedagógicas inovadoras e o desenvolvimento de valores da cidadania através da exploração de diferentes temáticas abordadas de forma lúdica.
O projecto foi desenvolvido pelos municípios do Quadrilátero Urbano em colaboração com a UMinho, e tem como objectivo reduzir e prevenir o abandono escolar precoce e promover a igualdade de acesso a uma educação de boa qualidade.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.