Correio do Minho

Braga, sexta-feira

- +
Barcelos celebra o Natal com diversas iniciativas
Carlos Carvalhal: “Viemos a Leiria para levar a Taça e vamos fazer tudo para vencer”

Barcelos celebra o Natal com diversas iniciativas

Câmara de Caminha leva refeições a bombeiros e a alunos carenciados em isolamento

Barcelos celebra o Natal com diversas iniciativas

Cávado

2020-12-04 às 13h13

Redacção Redacção

Até 6 de janeiro, a magia e o espírito de Natal permanecerá nas ruas da cidade, proporcionando a todos os que a visitam reviver as melhores tradições natalícias através do programa especialmente criado para esta ocasião. Já este fim de semana tem lugar o concurso Barcelos Doce. Durante a manhã de sábado, dia 5, no Posto de Turismo, 12 pastelarias e padarias do concelho, que participam neste concurso, mostram a doçaria típica da época de Natal, como o bolo-rei, o pão de ló e o tronco de Natal, confecionados de acordo com as tradições gastronómicas da região.

Barcelos vestiu-se de luz e de cor para celebrar o Natal. Com a ligação da iluminação decorativa, no dia 20 de novembro, as ruas da cidade ganharam atratividade e animação para a animação do comércio local, como contraponto às restrições impostas pela pandemia.
Até 6 de janeiro, a magia e o espírito de Natal permanecerá nas ruas da cidade, proporcionando a todos os que a visitam reviver as melhores tradições natalícias através do programa especialmente criado para esta ocasião.
Já este fim de semana tem lugar o concurso Barcelos Doce. Durante a manhã de sábado, dia 5, no Posto de Turismo, 12 pastelarias e padarias do concelho, que participam neste concurso, mostram a doçaria típica da época de Natal, como o bolo-rei, o pão de ló e o tronco de Natal, confecionados de acordo com as tradições gastronómicas da região.
Nos dias 5,6,8,12,13,20,23 e 24 de dezembro haverá animação de rua e, no que diz respeito às exposições, está patente, na Torre Medieval e no Posto de Turismo a exposição “O Presépio, Uma Tradição, Várias Interpretações”, que mostra a riqueza do artesanato local, não só na produção de figurado de barro, mas também nos trabalhos em madeira e ferro, com mais de 200 criações. Por sua vez, o Museu de Olaria expõe o trabalho de Isabel Machado, numa mostra individual intitulada “A Magia do Natal”.
Paralelamente à exposição na Torre Medieval e no Posto de Turismo, realizam-se, de 3 a 19 de dezembro, vários workshops criativos de presépios com artesãos do concelho, onde os participantes podem descobrir ou redescobrir a criatividade, através da criação do seu próprio presépio de Natal.
Além disso, entre 9 de dezembro e 6 de janeiro, a cerâmica e a olaria tradicionais, bem como outros produtos locais, estarão expostos num Mercado de Natal, que se realizará na Avenida da Liberdade, às segundas, terças, quartas e sextas-feiras , das 13h às 18h, às quintas, das 10h às 18h e aos sábados e domingos, das 9h às 13h.
Mas este Natal trouxe ainda uma outra novidade: um balão luminoso, instalado no Largo da Porta Nova, com o lettering com o nome da cidade e onde as pessoas podem entrar e fazer um registo fotográfico.
No dia 12 de dezembro decorre mais uma iniciativa do programa Caminhar para Conhecer Barcelos, desta vez “Nos Trilhos da Vinha e do Vinho”, com início na freguesia de Fonte Coberta e fim na freguesia de Moure. Este é o último percurso de 2020 e tem como objetivo visitar as vinhas e onde os participantes poderão atualizar as suas informações sobre vinhos de Barcelos e a colheita de 2020. A participação está sujeita a inscrição prévia através do e-mail turismo@cm-barcelos.pt
Os mais novos podem, ainda, divertir-se nas Férias de Natal promovidas pelo Município, com diversas atividades de natureza lúdica na Casa da Juventude, Theatro Gil Vicente, Museu de Olaria, Galeria Municipal de Arte, Biblioteca Municipal e Férias Desportivas, no Pavilhão Municipal de Barcelos.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho