Correio do Minho

Braga, quarta-feira

Barcelos: bordados de Crivos de S. Miguel da Carreira obtêm certificação
Natação de Famalicão garantiu subida à I Divisão Nacional

Barcelos: bordados de Crivos de S. Miguel da Carreira obtêm certificação

Synergia vai crescer em 2019 para sul e países africanos da lusofonia

Cávado

2018-08-13 às 17h00

Redacção

Mostra de Artesanato de Barcelos já contará, em 2019, com bordados de crivos certificados como produção artesanal tradicional. Reconhecimento aguarda apenas publicação em Diário da República.

Os bordados de crivos de S. Miguel da Carreira garantiram já a certificação como artesanato tradicional. O caderno de especificações desta produção artesanal com forte expressão naquela freguesia do concelho de Barcelos já foi aprovado, aguardando-se apenas a sua publicação em Diário da República.
A certificação dos bordados de crivos foi uma pretensão assumida pela Câmara Municipal de Barcelos, depois desse reconhecimento ter sido já atribuído ao figurado e à olaria produzidos no concelho segundo métodos tradicionais.

Fernando Gaspar, do Centro de Formação Profissional para o Artesanato e Património (CEARTE), entidade que apoia o Instituto de Emprego e Formação Profissional na certificação de produções artesanais tradicionais, confirmou recentemente a aprovação do caderno de especificações dos bordados de S. Miguel da Carreira, enquadrando esta e decisões idênticas na política europeia de “reconhecimento das denominações geográficas de produções não alimen- tares”, a qual deverá ter reflexos em termos de promoção desses mesmos produtos.

A notícia da certificação dos bordados de crivos surge no momento em que decorre a 36ª Mostra de Artesanato de Barcelos, evento que decorre até quarta-feira, no Parque da Cidade.
No certame estão presentes duas artesãs de bordados de crivos de S. Miguel da Carreira, as quais apaudem a certificação oficial das peças que já produzem há décadas com o saber herdado de gerações anteriores.
Glória de Jesus, uma das guardiãs do crivo de S. Miguel, designação de uma arte de bordar que agora obtém reconhecimento oficial, vê na certificação “uma mais-valia para nós, porque vai tornar o bordado mais conhecido, como todos os outros produtos certificados” e uma valorização que passará pela informação de quem o produz e pela garantia de que o mesmo foi confeccionado de acordo com o caderno de especificações.
Hermelinda Rodrigues assegurou também ao Correio do Minho que se irá candidatar à produção certificada dos bordados que já produz desde criança, reconhecendo que a etiqueta oficial que as suas peças passarão a ostentar ajudarão a rentabilizar melhor uma actividade familiar cujo futuro está assegurado pela “paixão” que a sua filha já lhe dedica.
As feiras de artesanato que se realizam de Norte a Sul do país são oportunidade de promoção e de alguma venda dos bordados de crivos de S. Miguel da Carreira. As duas artesãs adiantaram ao Correio do Minho que o comércio destas peças decorativas já teve melhores dias, mas começa a recuperar da quebra registado nos últimos anos.

Nem todas as bolsas chegam para estes bordados, se tivermos em conta que a peça mais cara exposta na Mostra de Artesanato de Barcelos por Glória de Jesus, uma toalha de mesa com 2,70 metros de comprimento, tem marcado o preço de 2 900 euros, ou que peça idêntica de menores dimensões exposta no stand de Hermelinda Rodrigues não sai por menos de 1 200 euros.
Lojas de decoração absorvem parte significativa da produção destas e de outras artesãs de bordados de crivos, as quais vendem também directamente nas suas unidades de produção, que começam a integrar os circuitos de visita de turistas nacionais e estrangeiros que passam por Barcelos, a primeira cidade em Portugal e na Península Ibérica a integrar a rede mundial de cidades criativas, na categoria do Artesanato e Arte Popular, um reconhecimento atribuído recen- temente pela UNESCO.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.