Correio do Minho

Braga, terça-feira

Barcelos arranca hoje com duas linhas de transportes urbanos
Prisão preventiva para suspeito de traficar droga

Barcelos arranca hoje com duas linhas de transportes urbanos

Fábrica têxtil em Briteiros Santo Estevão destruída por incêndio

Cávado

2018-09-11 às 13h42

Redacção

Serviço experimental vai contemplar dois itinerários servidos os principais aglomerados populacionais. Iniciativa surge no âmbito da Semana da Mobilidade.

A Câmara de Barcelos implementa, a partir de terça-feira, um serviço experimental de transportes urbanos, com dois itinerários servindo os principais aglomerados populacionais e estabelecendo ligação com os principais equipamentos da cidade, disse ontem à Lusa fonte do município.
Segundo a fonte, o serviço será apresentado publicamente na segunda-feira, no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade.
Durante a primeira semana, o serviço será gratuito.
O município refere, em comunicado, que as duas linhas “configuram o primeiro passo para o desenvolvimento de um sistema de transportes integrado, que, para além de servir as deslocações pendulares, irá fomentar a mobilidade para o centro da cidade”.

“As pessoas que até agora não tinham uma alternativa disponível para as suas deslocações por motivos de lazer e compras poderão usufruir deste serviço aos dias úteis e sábados”, acrescenta.
A área de influência abrange a União de Freguesias de Barcelos, Vila Boa, Vila Frescaínha (S. Martinho e S. Pedro) e as freguesias de Arcozelo, Barcelinhos e Rio Covo Santa Eugénia.

A linha amarela, com cerca de 10 quilómetros, ligará Vila Frescainha de S. Pedro a Arcozelo, passando pelo acesso pedonal do Instituto Politécnico do Cávado e Ave e pela Estação dos Caminhos-de-ferro.
A linha vermelha, com cerca de 13 quilómetros, vai ligar o Estádio Cidade de Barcelos à freguesia de Rio Covo Santa Eugénia e à EB 2,3 Rosa Ramalho, em Barcelinhos, passando, ainda, pelas principais escolas.
“É garantida uma oferta cadenciada ao longo do dia, de segunda a sexta-feira, com início às 06.40 e término às 19.30 horas, bem como ao sábado de manhã, das 06.40 às 13.30 horas", lê-se no comunicado.
A linha amarela terá uma frequência de passagem em cada paragem de 40 minutos e a linha vermelha de uma hora.

Os bilhetes simples custarão um euro e o passe mensal 20 euros, sendo que haverá desconto de 50 por cento nos passes para pessoas com mobilidade reduzida, estudantes, reformados, pessoas com idade igual ou superior a 65 anos e menores de 13 anos.
As crianças até aos quatro anos não pagam.
Com este serviço, o Município de Barcelos pretende desenvolver estratégias que visam incentivar e promover modos de deslocação alternativos ao auto- móvel, “contribuindo assim para uma maior sustentabilidade do sistema de transportes e a descarbonização do espaço urbano, conferindo uma melhor qualidade de vida aos seus munícipes”.

Deixa o teu comentário

Últimas Cávado

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.