Correio do Minho

Braga, terça-feira

Barcelos arranca hoje com duas linhas de transportes urbanos
Endiabrado Henry marca quatro na goleada sobre o CD Mafra

Barcelos arranca hoje com duas linhas de transportes urbanos

Musealização das ruínas romanas das Carvalheiras cria parque urbano

Cávado

2018-09-11 às 13h42

Redacção

Serviço experimental vai contemplar dois itinerários servidos os principais aglomerados populacionais. Iniciativa surge no âmbito da Semana da Mobilidade.

A Câmara de Barcelos implementa, a partir de terça-feira, um serviço experimental de transportes urbanos, com dois itinerários servindo os principais aglomerados populacionais e estabelecendo ligação com os principais equipamentos da cidade, disse ontem à Lusa fonte do município.
Segundo a fonte, o serviço será apresentado publicamente na segunda-feira, no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade.
Durante a primeira semana, o serviço será gratuito.
O município refere, em comunicado, que as duas linhas “configuram o primeiro passo para o desenvolvimento de um sistema de transportes integrado, que, para além de servir as deslocações pendulares, irá fomentar a mobilidade para o centro da cidade”.

“As pessoas que até agora não tinham uma alternativa disponível para as suas deslocações por motivos de lazer e compras poderão usufruir deste serviço aos dias úteis e sábados”, acrescenta.
A área de influência abrange a União de Freguesias de Barcelos, Vila Boa, Vila Frescaínha (S. Martinho e S. Pedro) e as freguesias de Arcozelo, Barcelinhos e Rio Covo Santa Eugénia.

A linha amarela, com cerca de 10 quilómetros, ligará Vila Frescainha de S. Pedro a Arcozelo, passando pelo acesso pedonal do Instituto Politécnico do Cávado e Ave e pela Estação dos Caminhos-de-ferro.
A linha vermelha, com cerca de 13 quilómetros, vai ligar o Estádio Cidade de Barcelos à freguesia de Rio Covo Santa Eugénia e à EB 2,3 Rosa Ramalho, em Barcelinhos, passando, ainda, pelas principais escolas.
“É garantida uma oferta cadenciada ao longo do dia, de segunda a sexta-feira, com início às 06.40 e término às 19.30 horas, bem como ao sábado de manhã, das 06.40 às 13.30 horas", lê-se no comunicado.
A linha amarela terá uma frequência de passagem em cada paragem de 40 minutos e a linha vermelha de uma hora.

Os bilhetes simples custarão um euro e o passe mensal 20 euros, sendo que haverá desconto de 50 por cento nos passes para pessoas com mobilidade reduzida, estudantes, reformados, pessoas com idade igual ou superior a 65 anos e menores de 13 anos.
As crianças até aos quatro anos não pagam.
Com este serviço, o Município de Barcelos pretende desenvolver estratégias que visam incentivar e promover modos de deslocação alternativos ao auto- móvel, “contribuindo assim para uma maior sustentabilidade do sistema de transportes e a descarbonização do espaço urbano, conferindo uma melhor qualidade de vida aos seus munícipes”.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.