Correio do Minho

Braga,

Barcelos acolhe ‘talk’ sobre rede de Cidades Criativas da Unesco
Hospital de Braga sensibiliza para ‘gestos simples que salvam vidas’

Barcelos acolhe ‘talk’ sobre rede de Cidades Criativas da Unesco

Câmara de Guimarães distingue utilizadores no 10º aniversário da Horta Pedagógica

Cávado

2018-09-11 às 06h00

Redacção

Biblioteca Municipal é o local escolhido para receber, quinta-feira, uma das cinco ‘talks’ que vão percorrer os cinco Municípios que integram a rede, nas quais se inclui também Braga.

A Biblioteca de Barcelos vai acolher, na próxima quinta-feira, uma de cinco ‘talks’ sobre a Rede de Cidades Criativas da UNESCO que irão decorrer ao longo da semana nos municípios portugueses que integram aquela rede, cuja participação é gratuita, mas sujeita a inscrição através de formulário online.
Reflevtir estrategicamente sobre a presença portuguesa na UCCN (UNESCO Creative Cities Network) e sobre o impacto dessa presença nas cidades portuguesas e nos profissionais do sector cultural e criativo portuguê é o objectivo deste ciclo de ‘talks’.

Os municípios portugueses membros da UCCN (Amarante, Barcelos, Braga, Idanha-a-Nova e Óbidos) foram desafiados para se juntarem à equipa do projecto de investigação para a dinamização do ciclo 2CN-CLab Talks ‘Cultura, Redes e Política: Portugal na Rede de Cidades Criativas da UNESCO’ e através de um ciclo de cinco Talks sobre a UCCN, a decorrer de forma descentralizada durante uma semana nas cinco cidades, sob o formato de mesas-redondas, pre- tende promover o debate sobre as caraterísticas do trabalho em rede e a importância estratégica de integrar a UCCN.

O Município de Barcelos é uma entidade pública que tem vindo a desenvolver um trabalho intenso de preservação, valorização e promoção das artes e ofícios tradicionais. A sua integração na Rede de Cidades Criativas da UNESCO permite o reconhecimento internacional da tradição artesanal e da arte popular de Barcelos como um valor patrimonial, histórico e social, a criação de mais postos de trabalho, nomeadamente no turismo criativo e de experiências, o reforço da notoriedade e reputação da criatividade dos barcelenses nas suas diversas artes, a promoção da criação de estruturas de apoio à actividade artística e a valorização das oficinas criativas tradicionais e apoio a novas gerações de artesãos, e este ciclo de conversas informais trará certamente benefícios pela partilha de saberes criativos e know-how.

O 2CN-CLab é realizado no âmbito do projecto “Redes de Cooperação Cultural Transnacionais: Portugal europeu, lusófono e ibero-americano”, que está a ser desenvolvido com o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia no Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho (Portugal), na Faculdade de Ciências da Comunicação da Universidade de Santiago de Compostela e na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (Brasil).

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.