Correio do Minho

Braga, quarta-feira

Barcelos: Abandono escolar precoce no centro do debate
Solução para os 'Quartos' chegou do banco

Barcelos: Abandono escolar precoce no centro do debate

Trio armado roubou encomendas postais

Cávado

2018-02-22 às 10h00

Isabel Vilhena

O combate e a procura de soluções políticas para inverter a saída precoce dos alunos das escolas é o tema do 5.º encontro Projecto Hi! Great School Home que decorre, até ao próximo sábado, na Escola Secundária de Barcelos.

O abandono escolar precoce é um problema transversal a vários países da Europa e urge encontrar soluções complementares à escola actual. A constatação feita pelo director da Escola Secundária de Barcelos, Jorge Saleiro, no âmbito do 5.º encontro do Projecto Hi! Great School Home subordinado ao tema Abandono Escolar Precoce que decorre até sábado neste estabelecimento escolar.

O projecto envolve seis países e contempla várias actividades, desde palestras e aprendizagem cooperativa de grupo com os alunos de diferentes países, que numa perspectiva multicultural vão reflectir sobre o tema do abandono escolar precoce na perspectiva da família, da escola, do professor, do aluno, do ambiente social e cultural.

Jorge Saleiro lembra que a escola não está isolada da sociedade e, por isso, tem que estar sempre atenta e responder aos novos desafios, alertando que a escola já não é um lugar só para ensinar, nós temos que trabalhar muitas outras questões sociais,

A importância de Ler(n)o Mundo - a Leitura como Percepção do Mundo foi o mote da palestra proferida por Elsa Conde, sub-comissária do Plano Nacional de Leitura que vai apostar, nos próximos dez anos, na literacia científica e digital para crianças e adultos e incluirá bibliotecas escolares, instituições de ensino superior e Centros Ciência Viva.

De realçar que a Secundária de Barcelos é a escola do país com mais projectos Erasmus+ escolar. Neste âmbito, a escola foi convidada pelo Presidente da República e pelo primeiro-ministro para ser recebida na residência oficial para dar o testemunho da experiência europeia.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.