Correio do Minho

Braga, segunda-feira

- +
‘Barbeações’ homenageia cantor e barbeiro
Aldeias em Festa reúne em palco “músicos”

‘Barbeações’ homenageia cantor e barbeiro

Freguesia de Este terá novo Parque Infantil

‘Barbeações’ homenageia cantor e barbeiro

Cávado

2019-05-20 às 06h00

Redacção Redacção

António Variações foi ontem recordado em Amares. Dois alunos da Escola Profissional Esprominho promoveram evento que homenageou o cantor que também foi barbeiro.

Música e demonstrações de barbearia clássica preencheram, ontem à tarde, no Auditório Conde Ferreira, o programa do evento ‘Barbeações’, iniciativa de dois alunos da Escola Profissional do Minho - Esprominho em homenagem a António Variações.
Sílvio Rodrigues e Alexandre Lopes inspiraram-se em António Variações para montar ‘Barbeações’, nome que deram à sua prova de aptidão profissional do Curso Técnico Organização de Eventos.
O próprio Sílvio Rodrigues juntou-se ao barbeiro Joelart para demonstrações de várias técnicas de corte clássico de barba e cabelo, uma forma de homenager o cantor amarense, que foi também barbeiro profissional em Lisboa. Os dois barbeiros reiventaram o estilo usado por António Variações, que “está novamente em voga”

Ao longo da tarde, o cantor João Vasconcelos foi animando ‘Barbeações’ com a interpretação de várias canções de António Variações, cuja popularidade ainda se mantém, 35 anos após a sua morte.
A ‘designer’ Flávia Coutinho participou em ‘Barbeações’ com a elaboração de um retrato de António Variações que vai ser entregue à família do cantor nascido na freguesia de Fiscal.
A irmã de António Variações, Maria de Lurdes Ribeiro Novo, por razões de saúde, não esteve presente nesta homenagem, na qual esteve previsto que falasse um pouco da vida do autor e intérprete de êxitos como ‘É p'ra amanhã’, ‘Canção de engate’ ou ‘O corpo é que paga’.

Sílvio Rodrigues e Alexandre Lopes justificaram ao Correio do Minho a realização de ‘Barbeações’ com a admiração que têm pelo amarense que, a par da música que lhe deu fama, também foi barbeiro.
“António Variações é uma figura inspiradora para nós”, confessaram os dois alunos da Esprominho, adiantando que o objectivo desta sua prova de aptidão profissional foi também “recriar um pouco a magia de António Variações” e mostrar às actuais gerações que “ele não foi só um cantor”.
António Joaquim Rodrigues Ribeiro, conhecido por António Variações, nasceu no lugar de Pilar, freguesia de Fiscal, em 1944, falecendo em Lisboa com apenas 39 anos.

Deixa o teu comentário

Últimas Cávado

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.