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Balcão de atendimento digital avança dia 19

Braga

2021-04-15 às 06h00

Redacção Redacção

Webinar que decorre segunda-feira vai ajudar utilizadores a fazer o registo na plataforma onde os processos urbanísticos passarão a ser submetidos.

A partir da próxima segunda-feira, todos os processos urbanísticos do município de Vila Nova de Famalicão terão de ser submetidos online, através do novo balcão de atendimento digital, uma ferramenta destinada a profissionais do sector que permitirá a instrução de processos de obras, o seu acompanhamento, o esclarecimento de dúvidas e a sua actualização sempre que necessário.
Para ajudar os utilizadores a efectuar o seu registo na plataforma e explicar eventuais dúvidas, o município de Famalicão vai promover uma sessão de esclarecimento também na segunda-feira, pelas 10 horas, através de um webinnar na plataforma Zoom. Os interessados em participar devem efectuar a sua inscrição até às 23:59 horas deste domingo, através do email gavd. urbanismo@famalicao.pt, com indicação do nome e email do participante.
Particularmente dirigido aos profissionais do sector, nomeadamente aos gabinetes de projectos e aos técnicos da área, o novo balcão de atendimento digital do urbanismo vem facilitar e simplificar o acesso aos serviços municipais de uma área marcadamente técnica sem prejuízo do rigor administrativo necessário e em benefício da uma maior transparência municipal.
O acesso ao Atendimento Técnico do Urbanismo via digital faz-se a partir do Portal do Município, em www.famalicao.pt, na área Residentes, Balcão Virtua (https://www.famalicao.pt/ balcao- virtual).
Depois de um registo simples, o utilizador pode efectuar os seus pedidos, carregar documentos, preencher formulários e submeter processos, trocar mensagens e ver o histórico das suas acções. Esta área de atendimento virtual do Urbanismo junta-se ao atendimento geral virtual do Balcão Único que está disponível no mesmo endereço electrónico e permite o acesso dos cidadãos a documentação, ao acom- panhamento dos seus processos e ao histórico das comunicações trocadas com o município. A plataforma digital de atendimento geral do município já é utilizada regularmente por perto de mil utilizadores registados.
“Esta crescente evolução e desenvolvimento do atendimento digital do município representa a aposta do município na modernização dos serviços administrativos autárquicos, adaptando-os aos tempos modernos e aproveitando as novas tecnologias para simplificar a vida das pessoas e o trabalho dos próprios funcionários municipais”, refere o presidente da câmara municipal, Paulo Cunha. E acrescenta: “A estes ganhos, já de si importantes, acresce o aumento da transparência do rigor administrativo municipal”.
Com a implementação da plataforma de submissão em matéria de Urbanismo, foram actualizados os modelos de requeri- mentos em função do tipo de operação urbanística, criadas listas de verificação de apoio à instrução dos pedidos, novos documentos anexos de apoio, minu- tas de termos de responsabilidade e declarações e procedeu-se à actualização do Manual de Apoio à submissão electrónica.

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