Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Autarquia de Famalicão oferece livros ao 7.º ano e fichas de apoio ao 1.º ciclo
Bombeiros distritais recolheram cerca de 61 toneladas de pilhas

Autarquia de Famalicão oferece livros ao 7.º ano e fichas de apoio ao 1.º ciclo

Cónegos madrugadores levam a vitória

Autarquia de Famalicão oferece livros ao 7.º ano e fichas de apoio ao 1.º ciclo

Vale do Ave

2018-09-13 às 09h14

Redacção Redacção

Quatrocentos mil euros é o valor que a Câmara Municipal de Famalicão vai investir este ano em manuais escolares, abrangendo um universo de 6 500 alunos do concelho.

Citação

A Câmara Municipal de Famalicão assinala, amanhã, o arranque do ano lectivo no concelho com a entrega simbólica dos manuais escolares gratuitos aos alunos do 7.º ano da Escola Básica Integrada de Arnoso Santa Maria.
A sessão, agendada para as 11 horas, ficará ainda marcada pela entrega das fichas de apoio às crianças do 1.º Ciclo.
Refira-se que neste ano lectivo, a Câmara Municipal de Famalicão decidiu alargar a gratuitidade dos manuais escolares ao  7.º ano de escolaridade, cedendo a todas as famílias os livros das disciplinas nucleares de Português, Matemática, Língua Estrangeira I e II, História, Geografia, Ciências da Natureza e Física e Química. A medida abrange um universo de cerca de 1500 alunos, implicando um valor estimado municipal de 176 euros por cada aluno.
Para além dos livros do 7.º ano, a autarquia mantém a oferta das fichas de trabalho a todas as crianças do 1.º ciclo do ensino básico, beneficiando perto de cinco mil crianças.
No total, o município investe cerca de 400 mil euros em manuais escolares.

O apoio municipal surge depois de o governo ter assegurado o empréstimo dos manuais  ao 1.º e 2.º ciclo, abrindo assim o caminho da autarquia famalicense para reinvestir a verba destinada à educação no 7.º ano do 3.º ciclo.
Isto significa que uma família com um filho no 1.º Ciclo do Ensino Básico e outro no 7.º ano vai poupar cerca de 210 euros, em Famalicão, com a aquisição dos livros escolares.

Mas os apoios não se ficam por aqui. Através do Banco de Livros Escolares o município famalicense conseguiu arrecadar mais de um milhar de manuais usados, distribuindo-os por 254 famílias. “São um conjunto de medidas amigas das famílias, que cumprem um papel social fundamental na fixação das populações e no melhoramento da sua qualidade de vida” refere a propósito Paulo Cunha, acrescentando que “ao libertarmos as famílias destes encargos com a educação dos filhos, estamos também a promover o bem-estar e a incentivar a natalidade”.
Ao longo de quinze anos, a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão ofereceu os manuais escolares e fichas de apoio a todas as crianças do 1.º ciclo do ensino básico no concelho, tendo sido a primeira câmara do país a adoptar a medida que é uma realidade em Famalicão desde o ano lectivo 2001/2002. Em 2017/2018, a autarquia cedeu os manuais aos alunos do 5.º e 6.º ano e agora chega ao 3.º ciclo.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho