Correio do Minho

Braga,

- +
Autarca pede priorização do Corredor Atlântico
Projecto Escola Património dá Bom Jesus a conhecer às crianças

Autarca pede priorização do Corredor Atlântico

Turra quer um Vitória SC a “jogar para a frente” com o Casa Pia

Autarca pede priorização do Corredor Atlântico

Alto Minho

2019-10-23 às 06h00

Redacção Redacção

Assembleia Geral das Cidades do Atlântico, que decorreu em França, contou com o presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo.

Citação

O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo e presidente das Cidades Atlânticas, José Maria Costa, marcou presença na assembleia geral daquela instituição, em Cherbourg, França, num encontro que visou debater a ‘Inovação como o impulso para o desenvolvimento urbano’, numa co-organização com a Comunidade de Aglomeração de Cotentin.
José Maria Costa acabou por marcar presença no encontro e foi orador no workshop dedicado aos ‘Sistemas de Inovação: indústria, ciência e sociedade civil’.

Na intervenção, José Maria Costa pretendeu dar enfoque à necessidade de melhorar a conectividade das cidades atlânticas e à necessidade de priorizar o Corredor Atlântico como eixo vertebrador.
O edil da Câmara Muncipal de Viana do Castelo considera que priorizar o Corredor Atlântico é uma forma de conectar as cidades que este inclui, promovendo a interconectividade das áreas logísticas e dos centros de produção.
O Corredor Atlântico estabelece a ligação entre os portos marítimos de Sines, Setúbal, Lisboa, Aveiro e Leixões, em Portugal, Algeciras, Bilbao e Pasajes, Baiona, no país vizinho de Espanha, e ainda Nantes, La Rochelle e Le Havre, assim como aos portos fluviais de Bordéus, Rouen e Strasburgo, já pertencentes a França.

O corredor permite, da mesma forma, ligar as capitais dos parceiros, nomeadamente Lisboa, Madrid e Paris, ao leste de França, a Mannheim e subsequentemente às regiões norte e oriental da Europa.
É ainda parte do corredor homónimo integrado na Rede Core da Rede Transeuropeia de Transportes (RTE-T) e está ligado ao Corredor Mediterrâneo, em Madrid e em Saragoça, e ao Corredor do Mar do Norte-Mediterrâneo, em Paris e Metz.
Recorde-se que José Maria Costa é presidente da rede das Cidades do Arco Atlântico, entidade que foi criada em 2000 e que representa mais de 200 autoridades locais da costa atlântica europeia que se relacionam, diretamente, com as diversas instituições comunitárias, para a afectação de fundos estruturais da Comissão Europeia, do grupo URBAN do Parlamento Europeu e do Programa Interreg Espaço Atlântico.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade
Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho