Famalicão celebrou o 25 de Abril com confiança no futuro
2025-03-28 às 06h00
O Secretário de Estado da Cultura visitou Barcelos no Dia Mundial do Teatro. Na terra que acolheu Gil Vicente, Mário Constantino desafiou o Governo a criar um programa de teatro inclusivo.
No Dia Mundial do Teatro, Barcelos recebeu a visita do secretário de Estado da Cultura. Alberto Santos foi recebido pelo presidente do município barcelense, que o acompanhou numa visita ao Theatro Gil Vicente, momento em que sublinhou a importância desta manifestação artística para o concelho de Barcelos e desafiou o secretário de Estado a lançar um programa nacional de teatro inclusivo.
A passagem do secretário de Estado da Cultura por Barcelos incluiu uma visita ao Theatro Gil Vicente, seguida de uma reunião com o Teatro de Balugas. Note-se que já no dia anterior, o governante tinha visitado o grupo de teatro Os Pioneiros da Ucha, companhia que celebra o seu centenário.
Na ocasião, o presidente da câmara de Barcelos, Mário Constantino Lopes, destacou a forte ligação do concelho ao teatro e a Gil Vicente, considerando a presença do secretário de Estado como “um reconhecimento e importante incentivo para as 11 companhias de teatro amador”.
Mário Constantino Lopes aproveitou o momento para referir que Barcelos foi “um dos primeiros a aderir a um projecto que visa tornar o teatro mais inclusivo, dando oportunidade a pessoas com cegueira ou surdez de acompanhar peças de teatro”. “Este é um desafio importante, que envolve custos. Temos tentado promover esta iniciativa junto da companhia residente, mas também junto de outros grupos de teatro do concelho, para que eles apostem em peças mais direccionadas a este tipo de público”.
O repto foi também estendido ao secretário de Estado da Cultura, tendo Mário Constantino desafiado o Governo a “lançar um programa nacional de baptismo do teatro inclusivo”.
Para o secretário de Estado da Cultura esta é uma ideia que reflecte “a sensibilidade e responsabilidade ética e social que a arte e a cultura devem ter”. “Esta ideia de trazer novos públicos, de lhes fazer este baptismo de teatro, de os convocar para a arte e a cultura é interessante e vale a pena explorar”. O Governo encontra-se num momento de gestão, mas Alberto Santos deixou a garantia de colocar esta ideia na pasta da transição, para que possa ser trabalhada por quem tiver esta responsabilidade no futuro.
O secretário de Estado disse ainda que a visita a companhias de teatro na região minhota prendeu-se com o intuito de “compreender os sinais que o nosso território dá e muitas vezes não chegam a Lisboa”.
Os melhores do teatro amador europeu premiados em Barcelos
O Theatro Gil Vicente, em Barcelos, acolhe amanhã a gala dos prémios Gil Vicente de Teatro Amador Europeu. Entregues pela companhia Teatro de Balugas, a primeira edição distingue três categorias: Melhor Texto Original, Melhor Projecto Artístico e Melhores Causas Teatrais. Nas palavras do director da companhia, Cândido Sobreiro, esta será “uma celebração do teatro amador, um acto de cidadania artística e cultural”.
Os galardões, estatuetas do busto de Gil Vicente, foram esculpidos pelas mãos do barcelense Joaquim Esteves.
À margem da reunião com o secretário de Estado da Cultura, o director do Teatro de Balugas sublinhou que “Gil Vicente é o pai do teatro amador em Portugal. Não sabemos se Gil Vicente é de Barcelos, mas sabemos que é nosso a nível afectivo e comunitário. Daí o nome dos prémios”.
Cândido Sobreiro afirmou que estes prémios são um “reconhecimento do teatro amador, que tantas vezes é esquecido. O teatro amador é transformador da sociedade, e queremos trazer a Barcelos o que de melhor se faz ao nível do teatro amador na Europa”.
Serão entregues prémios em três categorias e Cândido Sobreiro garante: “vamos ter projectos muito interessantes a nível europeu”.
Além da entrega de prémios, no decorrer da gala vai ser apresentado o espectáculo da companhia ucraniana Malanka Theatre, “uma das melhores companhias de teatro amador da Europa. Eles estiveram radicados durante a guerra nos Países Baixos. Já voltaram a Kiev, onde trabalham em situações muito complicadas. Fizeram um esforço gigante a nível financeiro para cá estar, e vão apresentar um dos melhores espectáculos que eu já vi até hoje de teatro amador”, desvendou Cândido Sobreiro.
25 Abril 2025
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário