Extensões expositivas divulgam espólio do Naufrágio Quinhentista de Belinho
2022-06-07 às 06h00
Mil alunos do concelho assistiram ontem de manhã, no Altice Forum Braga, à estreia de ‘Planeta Slow’, um projecto de promoção do desenvolvimento sustentável dinamizado com a cantora Aurea.
Cerca de mil alunos do 3.º ciclo e ensino secundário de escolas do concelho de Braga assistiram ontem à primeira apresentação nacional do projecto pedagógico ‘Planeta Slow’, uma iniciativa da cantora Aurea, em parceria com a Betweien (spin-off da Universidade do Minho), cujo principal objectivo é promover o desenvolvimento sustentável.
A iniciativa, que decorreu no grande auditório do Altice Forum Braga, foi dinamizada pelo pelouro do Ambiente do Município de Braga, sendo uma das várias actividades desenvolvidas para assinalar o Dia Mundial do Ambiente, como explicou o vereador Altino Bessa. “O Dia do Ambiente assinalou-se domingo, 5 de Junho, mas como nesse dia não houve aulas a sessão realiza-se agora e, como se pode ver, teve uma adesão extraordinária”, explicou Altino Bessa, realçando a importância de sensibilizar os jovens para as questões ambientais. O vereador realçou ainda que o envolvimento de figuras reconhecidas, como Aurea, é um importante contributo para passar a mensagem a estas gerações mais jovens.
Ao lançamento do projecto associou-se ainda o presidente da Câmara, Ricardo Rio, que lembrou que o Município tem desenvolvido inúmeros projectos com a finalidade de promover os objectivos do desenvolvimento sustentável. “Temos trabalhado em inúmeros projectos para fazer chegar essa mensagem aos cidadãos”, referiu Rio, considerando igualmente que o facto de “termos cá uma das artistas mais conceituadas do país” é um excelente contributo para passar a mensagem da sustentabilidade.
O edil levantou ainda o véu sobre mais um dos grandes eventos da cidade que vai regressar, apelando aos jovens para que tenham comportamentos sustentáveis e passem a mensagem: “Se fizerem a vossa parte, a Aurea promete que em Setembro volta cá para a Noite Branca”.
Desenvolvido em parceria com a ABAE — Associação Bandeira Azul da Europa, no âmbito do projecto ECO XXI, ‘Planeta Slow’ tem como propósito educar para a sustentabilidade, nas suas diferentes dimensões (social, económica e ambiental), sensibilizando e dotando os jovens de ferramentas que os auxiliem na adopção de comportamentos individuais e colectivos responsáveis e sustentáveis.
O projecto pedagógico consiste num livro com três histórias ficcionadas, uma para cada dimensão da sustentabilidade, como explicou a cantora: ‘Fast food’ (social), ‘Fast Fashion’ (económica) e ‘E-waste’ (ambiental).
O leitor pode também explorar conceitos, curiosidades, exercícios e estatísticas sobre os temas. A obra integra ainda as letras das músicas originais com- postas por Aurea e inspiradas naqueles conteúdos. As histórias e as canções podem depois ser adaptadas para performances teatrais e musicais ao vivo. A ideia é sensibilizar adolescentes e jovens e dar-lhes ferramentas para adoptarem comportamentos individuais e colectivos responsáveis e sustentáveis.
07 Agosto 2022
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário