Correio do Minho

Braga, segunda-feira

- +
‘aura_in visibilidade do feminino’ convoca vozes de artistas esquecidas
Meia Maratona de Famalicão corre-se a 15 de outubro

‘aura_in visibilidade do feminino’ convoca vozes de artistas esquecidas

Melgaço: Dia Mundial do Turismo em tempo de celebração

‘aura_in visibilidade do feminino’ convoca vozes de artistas esquecidas

Braga

2023-06-09 às 06h00

Libânia Pereira Libânia Pereira

Inaugurada ontem, na zet gallery, a exposição ‘aura_in visibilidade do feminino’ de Fernanda Fragateiro evoca vozes de artistas que ficaram esquecidas pelo simples facto de serem mulheres. A mostra encontra-se patente até 16 de Setembro.

Citação

A zet gallery inaugurou, na tarde de ontem, a exposição ‘aura_in visibilidade do feminino’ de Fernanda Fragateiro. A artista, que expõe pela primeira vez em Braga, evoca nesta mostra artistas, arquitectas e designers que, pela condição de serem mulheres, não conseguiram inscrever o seu nome na história.
Com curadoria de Helena Mendes Pereira, a mostra reúne um conjunto de obras algumas delas inéditas criadas para esta exposição, entre outras que foram sendo desenvolvidas ao longo dos últimos 15 anos. “O que pretendo é que as pessoas consigam ver diferentes fases do meu trabalho, diferentes matérias, as diferentes relações que a cultura estabelece com o espaço. Contudo, todas estas obras estão unidas por um tema recorrente na prática artística, todas elas evocam artistas, arquitectas e designers que, pela condição de serem mulheres, não conseguiram inscrever o seu nome na história”, explicou a autora.

A curadora Helena Mendes Pereira salientou que Fernanda Fragateiro é “um dos grandes nomes da arte portuguesa da actualidade, com um trabalho reconhecido a nível nacional e internacional. É um trabalho que nos interessa pelo seu valor, e por a Fernanda Fragateiro ser aquilo que chamamos de uma artista/ activista, que nesta exposição nos traz o resultado de uma investigação profunda sobre artistas que não conseguiram ficar na história simplesmente por serem mulheres”, disse a curadora.
Patente até 16 de Setembro na zet gallery, ‘aura_in visibilidade do feminino’ reúne um total de 13 obras feitas com diferentes materiais, tais como: ferro, têxtil, madeiras, entre outros.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade
Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho