Fama fez história e ergueu a Taça
2023-03-01 às 06h00
‘Aprender na Sanches é incrível’ foi o mote da Aula Aberta conduzida ontem pelos alunos do 6.º ano. A sessão abordou diferentes temáticas e resultou de uma estratégia de diferenciação pedagógica.
Os alunos do 6.º ano de escolaridade da Escola Francisco Sanches protagonizaram, ontem, uma Aula Aberta, que teve como mote ‘Aprender na Francisco Sanches é incrível’. Trabalhar a comunicação destes jovens desde cedo esteve entre os propósitos desta actividade que abraçou saberes transversais, e que resulta de uma estratégia de “diferenciação pedagógica’.
A iniciativa surgiu no âmbito da autonomia e flexibilidade curricular do agrupamento e no programa educação para a Saúde (PÉS). De acordo com a professora Maria Silva, o que se pretende é “pôr os alunos a comunicar. Não pretendemos somente avaliar a capacidade de articular o conhecimento, nem o seu grau de mestria pessoal, pretendemos sim que saibam comunicar”, explicou a docente. “Nesta actividade verifica-se uma interacção entre saberes transversais a todas as disciplinas, dando ao aluno uma visão sobre a complexidade da realidade, da concepção do mundo, do homem e da sociedade”, acrescentou.
A sessão dividiu-se em três momentos, sendo que uma primeira parte foi reservada a um momento musical com a coordenação do professor de Educação Musical, num segundo momento foram apresentados quatro painéis onde foram explorados os seguintes temas: ‘Evolução da ciência e da tecnologia ao longo dos últimos 50 anos’, ‘Neurociência’, ‘Cancro (um tema que contou com o testemunho da professora Manuela Branco)’, e ‘Nanotecnologia’. No final, houve ainda espaço para o público colocar questões aos oradores.
A participação na actividade resultou da livre vontade dos alunos, reflectindo um escola que se quer “multicultural e democrática”, considerou a professora Maria Silva.
Para o director do Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Sanches esta Aula Aberta “é fruto de um longo trabalho interdisciplinar. No âmbito deste projecto são desenvolvidas muitas competências, que resultam da diferenciação pedagógica. A diferenciação pedagógica é a única forma de trabalhar com alunos de diferentes origens e com características diferentes, só assim conseguimos chegar a cada um e dar oportunidade a todos de evidenciarem as aprendizagens que vão fazendo”, considerou Arlindo Sousa.
14 Maio 2023
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário