Correio do Minho

Braga, segunda-feira

- +
Aula Aberta reflecte diferenciação pedagógica
Vida e obra do escultor António Pacheco evocadas em exposição e tertúlia na Casa do Tempo de Cabeceiras de Basto

Aula Aberta reflecte diferenciação pedagógica

Fama fez história e ergueu a Taça

Aula Aberta reflecte diferenciação pedagógica

As Nossas Escolas

2023-03-01 às 06h00

Libânia Pereira Libânia Pereira

‘Aprender na Sanches é incrível’ foi o mote da Aula Aberta conduzida ontem pelos alunos do 6.º ano. A sessão abordou diferentes temáticas e resultou de uma estratégia de diferenciação pedagógica.

Citação

Os alunos do 6.º ano de escolaridade da Escola Francisco Sanches protagonizaram, ontem, uma Aula Aberta, que teve como mote ‘Aprender na Francisco Sanches é incrível’. Trabalhar a comunicação destes jovens desde cedo esteve entre os propósitos desta actividade que abraçou saberes transversais, e que resulta de uma estratégia de “diferenciação pedagógica’.

A iniciativa surgiu no âmbito da autonomia e flexibilidade curricular do agrupamento e no programa educação para a Saúde (PÉS). De acordo com a professora Maria Silva, o que se pretende é “pôr os alunos a comunicar. Não pretendemos somente avaliar a capacidade de articular o conhecimento, nem o seu grau de mestria pessoal, pretendemos sim que saibam comunicar”, explicou a docente. “Nesta actividade verifica-se uma interacção entre saberes transversais a todas as disciplinas, dando ao aluno uma visão sobre a complexidade da realidade, da concepção do mundo, do homem e da sociedade”, acrescentou.

A sessão dividiu-se em três momentos, sendo que uma primeira parte foi reservada a um momento musical com a coordenação do professor de Educação Musical, num segundo momento foram apresentados quatro painéis onde foram explorados os seguintes temas: ‘Evolução da ciência e da tecnologia ao longo dos últimos 50 anos’, ‘Neurociência’, ‘Cancro (um tema que contou com o testemunho da professora Manuela Branco)’, e ‘Nanotecnologia’. No final, houve ainda espaço para o público colocar questões aos oradores.

A participação na actividade resultou da livre vontade dos alunos, reflectindo um escola que se quer “multicultural e democrática”, considerou a professora Maria Silva.
Para o director do Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Sanches esta Aula Aberta “é fruto de um longo trabalho interdisciplinar. No âmbito deste projecto são desenvolvidas muitas competências, que resultam da diferenciação pedagógica. A diferenciação pedagógica é a única forma de trabalhar com alunos de diferentes origens e com características diferentes, só assim conseguimos chegar a cada um e dar oportunidade a todos de evidenciarem as aprendizagens que vão fazendo”, considerou Arlindo Sousa.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho