Correio do Minho

Braga, quarta-feira

- +
Augusto Urjais e Tiago Corais em destaque na Comissão Nacional do PS
Vizela no segundo congresso iberoamericano de Turismo

Augusto Urjais e Tiago Corais em destaque na Comissão Nacional do PS

Novo Centro de Vacinação de Braga abre a 10 de Dezembro

Augusto Urjais e Tiago Corais em destaque na Comissão Nacional do PS

Nacional

2021-10-18 às 08h03

Redacção Redacção

Augusto Urjais foi o único militante da Concelhia de Braga do PS eleito como efectivo para a Comissão Nacional. Já Tiago Corais defendeu mais transparência na escolha de candidatos a eleições.

Augusto Urjais Gomes foi o único militante da Concelhia de Braga do PS eleito como efectivo para o órgão a Comissão Política Nacional do PS. O bracarense integrou a lista única presidida pela antiga ministra Maria de Belém.
A Comissão Política Nacional do PS, que reuniu no passado dia 9, é um órgão político constituído por 65 elementos. Augusto Urjais pretenderá neste órgão “dar voz aos problemas que afectam os cidadãos, aproximando os eleitos e eleitores, valorizando o concelho e distrito de Braga”, refere em comunicado.
Recorde-se que Urjais integrou o grupo de militantes da Concelhia do PS de Braga que elegeu cinco delegados no último Congresso do PS, realizado em Agosto, no Algarve. Este grupo apoiou o movimento minoritário do PS ‘Democracia Plena’, encabeçado por Daniel Adrião.

Este movimento ‘Democracia Plena’ conseguiu uma representação significativa nos órgãos nacionais do Partido Socialista. Para a Comissão Nacional elegeu Augusto Urjais Gomes, Carla Sofia Sousa e o ex-deputado Ricardo Gonçalves. Foi também eleito para a Comissão Nacional pela Democracia Plena, o bracarense Tiago Corais, que reside em Oxford, milita no Partido Socialista da Secção de Londres e é City Councillor (vereador) pelo partido trabalhista britânico na Câmara de Oxford.
A ‘Democracia Plena’, formada desde 2016, tem como objectivo transformar o PS numa organização de “pirâmide invertida”, onde é valorizada a militância e onde “o modelo de organização política seja construído a partir das bases e da cidadania”.

Este movimento interno do partido entende que “o PS tem de liderar em Portugal a aposta na confiança e credibilização da política e dos partido”. Defende por isso, as primárias quer para a eleição da liderança do partido, quer para a eleição dos candidatos a titulares de cargos políticos e a alteração da lei eleitoral, com a introdução de um modelo misto, que combine círculos uninominais com um círculo de compensação nacional.
Um dos compromissos dos eleitos pelo movimento ‘Democracia Plena’ nos órgãos do PS, que decidiram integrar desta vez uma lista de unidade aos órgãos do Partido Socialista, é serem a voz dos cidadãos comuns e desta forma serem ‘Provedores dos Cidadãos’ na Comissão Nacional e na Comissão Política Nacional do Partido Socialista.

De realçar ainda que, na primeira reunião da Comissão Nacional do PS, Tiago Corais defendeu essas ideias e divulgou a sua iniciativa inovadora de desafiar, na sua página de Facebook e em grupos da diáspora portuguesa, a partilharem com ele as suas preocupações ou temas que achassem importantes levantar na Comissão Nacional do PS.
Segundo Tiago Corais, “esta iniciativa foi um sucesso e será para repetir nas próximas Comissões Nacionais já que foram muitos os temas partilhados” e o comissário nacional do PS teve que fazer uma selecção na sua intervenção. Entre os temas que abordou na sua intervenção destacam-se as novas leis europeias para correio internacional e de ‘desenfaldegamento’ e a não reciprocidade de aceitação do certificado de vacinação do Reino Unido para o certificado de vacinação europeu.
Na sua primeira intervenção na Comissão nacional, Corais pediu ainda ao partido para fazer uma avaliação de como correram as eleições nos Municípios “avocadas pelos Secretariado Nacional na escolha de candidatos e quais os seus resultados”.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho