Correio do Minho

Braga, quarta-feira

- +
Associação Green System Portugal aposta na promoção da economia verde
Braga: Secular Festa do Zirra-Zirra reuniu comunidade em torno da fé

Associação Green System Portugal aposta na promoção da economia verde

Edição da Páscoa do Programa de Voluntariado Jovem com mais de 50 participantes

Associação Green System Portugal aposta na promoção da economia verde

Vale do Ave

2024-07-19 às 10h14

Miguel Viana Miguel Viana

Colectividade está sediada na Casa do Parque Florestal, em Vieira do Minho, e pretende realizar acções que permitam atingir a sustentabilidade, o desenvolvimento social e o progresso tecnológico. Autarquia está disponível para fazer acções conjuntas.

Citação

Foi apresentada ontem publicamente, no salão nobre da Câmara Municipal de Vieira do Minho, a associação Green System Portugal.
Sediada no Edifício do Parque Florestal de Vieira do Minho, a associação tem como objectivo a promoção da sustentabilidade, através da protecção ambiental, do desenvolvimento social inclusivo e do progresso tecnológico responsável.
“A Green System Portugal nasceu da necessidade urgente de promover práticas sustentáveis, conscientes e inovadoras, visando um futuro mais equilibrado e saudável para as gerações presentes e futuras. Num mundo em constante evolução, onde as questões ambientais ganham cada vez mais relevância, a associação emerge como uma resposta às exigências de um desenvolvimento que respeite o nosso planeta, as comunidades e os recursos”, explicou Paulo Mendes, da Green System Portugal.

Entre as principais áreas de actuação da nova associação estão o ambiente (campanhas de sensibilização), a tecnologia (soluções que promovam a eficiência energética), sociedade (promoção da inclusão e igualdade social) e a educação (programas formativos para adopção de praticas sustentáveis).
Sobre a escolha de Vieira do Minho para sediar a associação, Paulo Mendes destacou que se trata de “uma terra que tem preservado e promovido uma riqueza cultural, histórica e natural impares. É um exemplo notável de como a tradição e a modernidade podem coexistir”.

O presidente da Câmara Municipal de Vieira do Minho, António Cardoso, mostrou total disponibilidade para acolher a Associação Green System Portugal e realizar projectos conjuntos. “Sabemos que podemos, no futuro, realizar projectos de interesse local, regional e até nacional para que possamos ser um exemplo naquilo que é a sustentabilidade ambiental, as energias renováveis. Esta cooperação com a associação pode alavancar o interesse pela nossa comunidade e sermos um exemplo em termos das questões ambientais”, disse António Cardoso.
A associação espera poder contar com entidades públicas, privadas e cidadãos, na obtenção dos principais objectivos ambientais. “A transformação que ambicionamos só será possível com a colaboração de todos. Covidamos todas as entidades públicas, privadas e cidadãos a juntarem-se a nós neste missão”, indicou Paulo Mendes, da Green System Portugal.

Câmara disponível para apoiar centrais de biomassa e solares

O município vieirense reiterou ontem a disponibiidade para colaborar na instalação de uma central de biomassa na freguesia de Ruivães. O assunto tem sido abordado em contactos de várias empresas privadas com a autarquia de Vieira do Minho.
“Nós mostramos disponibilidade para colaborar na instalação dessa central de biomassa. Limpar terrenos e fazer queimadas não é suficiente. Todos os resíduos sólidos dessas limpezas podem ser aproveitados para energia rentável para a nossa comunidade e para o país”, considerou António Cardoso, presidente da Câmara Municipal de Vieira do Minho.

Entretanto, prossegue o processo de instalação das novas centrais solares em Salamonde, Paradela e Alto da Vaca (Serra da Cabreira). “Temos feito reuniões com as empresas responsáveis, mas estamos ainda preocupados com questões relacionadas com a localização e, principalmente, com o transporte da energia produzida. Estamos a trabalhar coma as juntas e uniões de freguesia no sentido de escolher o melhor caminho para o futuro destas energias renováveis. Estamos disponíveis para trabalhar com as entidades que querem operar no território”, disse António Cardoso.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho