Correio do Minho

Braga,

- +
Associação de Pais aposta em eventos que criem impacto positivo na escola
AF Braga: A um pequeno passo da grande final!

Associação de Pais aposta em eventos que criem impacto positivo na escola

Artur Jorge: “Motivação é continuar a vencer”

Associação de Pais aposta em eventos que criem impacto positivo na escola

Braga

2023-12-10 às 06h00

Marlene Cerqueira Marlene Cerqueira

Associação de Pais da EB1 do Bairro Duarte Pacheco dinamizou ontem uma Feira de Natal, mais um evento que registou grande adesão por parte dos encarregados de educação e da comunidade.

Citação

Doces típicos de Natal, licores, compotas, muito e variado artesanato, frutas e legumes, decorações natalícias... os pais contribuíram com um pouco de tudo para a primeira Feira de Natal organizada pela Associação de Pais, Encarregados de Educação (APEB) da Escola EB 1 do Bairro Duarte Pacheco.
Ontem, durante todo o dia, a escola foi o palco de uma iniciativa cujo principal objectivo é criar um impacto positivo no estabelecimento de ensino, como explicam Isa Ferreira e Raquel Torres, respectivamente, presidente e vice-presidente da APEB.

“O nosso objectivo, mais do que tudo, é criar um bom ambiente dentro da comunidade escolar. Se a comunidade escolar estiver bem, os nossos filhos vão estar bem”, realçou Raquel Torres.
Com esta iniciativa, a APEB visa também angariar verbas que lhe permitam ter um fundo de maneio para responder de forma mais célere a eventuais necessidades da escola e promover iniciativas para as crianças.
A comunidade educativa reconhece a dinâmica da actual Associação de Pais. Testemunho disso mesmo dão Clara Soares e Paula Barros, duas das professoras desta escola, que ontem fizeram questão de visitar a feirinha e adquirir alguns produtos. “Esta Associação de Pais é muito dinâmica e empenhada. Quando assim é, marca a diferença pela positiva”, referiram ao Correio do Minho, revelando que nos últimos dias as crianças andavam?“muito entusiasmadas” com a chegada deste dia, pois também prepararam algumas peças para a venda, assim como apresentações no âmbito das AEC .

Apesar de se localizar na malha urbana, nesta escola vigora ainda um forte espírito de comunidade, como ficou bem patente recentemente aquando das comemorações dos oitenta anos deste estabelecimento de ensino.
Isa Ferreira lembra que esta escola tem uma particularidade, de ser escola de referência para os alunos surdos, pelo que é uma escola bilingue.
“Temos uma comunidade de 100 alunos, entre os alunos bilingues vindos de todo o concelho e também de fora do concelho. Os meninos de bilingue têm Língua Gestual Portuguesa e os não bilingues também têm a possibilidade de aprender Língua Gestual, além de que contactam com crianças que não são como eles e aceitam melhor a diferença, o que é uma grande vantagem”, acrescenta Raquel Torres.

A vice-presidente fala ainda na importância de dinamizar iniciativas com impacto positivo e que envolvam toda a comunidade. “Nós temos aqui uma comunidade cigana grande e temos conseguido também que o absentismo escolar seja cada vez mais baixo e é nesse sentido que é importante criar na escola um impacto positivo, porque se criarmos actividades que impliquem a presença dos pais, em que estes estes participem, acabamos também por contribuir nesses âmbito”, acrescenta, notando que esta é também uma escola frequentadas por alguns alunos imigrantes. Esta foi também uma oportunidade para os pais dos alunos estrangeiros darem a conhecer algumas especialidades natalícias típicas dos seus países de origem.
“Todos os pais aceitaram muito bem o repto que a Associação de Pais lhes lançou. O resultado está à vista”, diz Isa Ferreira, apontando para as bancas recheadas onde, durante o dia de ontem, foram vendidos os produtos doados pelos pais.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade
Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho