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Arrancou em Terras de Bouro e Amares o projeto de “Educação Intercultural no Cávado”
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Arrancou em Terras de Bouro e Amares o projeto de “Educação Intercultural no Cávado”

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Arrancou em Terras de Bouro e Amares o projeto de “Educação Intercultural no Cávado”

Cávado

2025-05-12 às 14h14

Redacção Redacção

Este projeto, que procura assegurar a existência de boas práticas de educação intercultural e da integração de Nacionais de Países Terceiros (NPT) em todo o território da NUTS III Cávado, aproveitando o conhecimento e experiência que os municípios já têm desenvolvido nesta área, vê assim a concretização das ações iniciadas em Terras de Bouro e Amares.

Citação

O projeto “Educação Intercultural no Cávado”, desenvolvido no âmbito do Programa FAMI 2030, arrancou nos concelhos de Terras de Bouro e Amares.

Este projeto, que procura assegurar a existência de boas práticas de educação intercultural e da integração de Nacionais de Países Terceiros (NPT) em todo o território da NUTS III Cávado, aproveitando o conhecimento e experiência que os municípios já têm desenvolvido nesta área, vê assim a concretização das ações iniciadas em Terras de Bouro e Amares.

Num conjunto de várias a serem desenvolvidas nos diferentes territórios da sub-região, estas ações conjugaram diferentes atividades e abrangeram, no conjunto dos dois concelhos, 2358 alunos, desde o pré-escolar ao 9º ano de escolaridade, de 23 nacionalidades diferentes.

Durante o desenvolvimento das ações os alunos tiveram oportunidade de viver a integração e inclusão através do recurso a expressões artísticas e educação emocional onde os jogos, pintura, dança e música foram estratégias de atuação que potenciaram a proximidade e empatia entre todos.

A educação intercultural em contexto escolar torna-se fundamental para a aprendizagem individual sobre socialização e, simultaneamente, para a interação com os outros e a sua cultura. A educação intercultural promove e valoriza a diversidade como uma oportunidade única de aprendizagem desenvolvendo competências comunicacionais e respeitando a diferença para a construção de uma sociedade intercultural.

A entidade coordenadora deste projeto é a CIM Cávado e as entidades parceiras os Municípios do Cávado, Agrupamentos de Escolas, Escolas Não Agrupadas do Cávado e Centro de Formação de Professores e o objetivo conjunto é promover uma sociedade mais coesa e mais inclusiva, com maior qualidade de vida, promotora de uma interculturalidade positiva e da boa integração nacional e participação ativa de NPT em particular dos alunos e suas famílias.

O projeto, que prevê um investimento global de 102.952 mil euros, a que corresponde um montante de fundo de 77.214 mil euros, à taxa de cofinanciamento de 75%, desenvolver-se-á em três ações distintas: a primeira em gestão, comunicação e avaliação; a segunda, “o outro como eu” e a terceira em formação e educação intercultural.

A CIM Cávado tem desenvolvido diferentes projetos que pretendem reforçar o tema das políticas educativas, formação e coesão social, assente no respeito pela multiculturalidade crescente no tecido social desta sub-região.

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