Correio do Minho

Braga, sexta-feira

- +
Arcos de Valdevez: Devoção e convívio leva centenas de devotos à Romaria da Senhora da Peneda
Diogo Jota: “Dupla jornada pode ser decisiva”

Arcos de Valdevez: Devoção e convívio leva centenas de devotos à Romaria da Senhora da Peneda

Vitória SC de pontaria afinada em jogo de treino com a AD Fafe

Arcos de Valdevez: Devoção e convívio leva centenas de devotos à Romaria da Senhora da Peneda

Alto Minho

2024-09-09 às 07h00

Miguel Viana Miguel Viana

Centenas de pessoas subiram, ontem de manhã, ao Santuário de Nossa Senhora da Peneda para participar na Festa da Natividade de Maria. O acto religioso marcou o encerramento da Romaria em Honra de Nossa Senhora da Peneda.

Citação

Devoção ou convívio com familiares e amigos, foram os motivos mais indicados por quem ontem de manhã visitou o Santuário de Nossa Senhora da Peneda.
Alfredo Gomes, natural da freguesia arcuense de Monte Redondo, subiu ao santuário de Nossa Senhora da Peneda “pela devoção a Nossa Senhora e pela fé na Senhora da Peneda. Trouxe os mais velhos da família porque eles também gostam de vir à Peneda e são devotos de Nossa Senhora”.
Já Cândida Martins, residente nos Arcos de Valdevez, assumiu que visitou o santuário “para dar um passeio e porque somos devotos da santinha. De vez em quando vimos cá, mas nem sempre”.
Inocêncio Pereira, também residente nos Arcos de Valdevez, declarou que visita o santuário quase todos os meses, até mesmo por causa da profissão que exerce.
“Trago cá gente todos os meses, porque sou taxista. Há muita gente a vir aqui durante o ano. Os meus clientes gostam de vir aqui visitar a Nossa Senhora da Peneda”. Além disso também “sou devoto da santa e venho cá pedir a sua protecção”, acrescentou Inocêncio Pereira.
Daniel Carneiro deslocou-se de Braga ao Santuário da Peneda para acompanhar a família.
“Viemos cá fazer um passeio em família. Por norma vimos cá todos os anos por esta altura. Vimos cumprir uma tradição”, disse Daniel Carneiro.
A família Vázquez, natural de Ourense (Galiza) fez questão de estar presente na Festa da Natividade de Maria (Eucaristia e Procissão).
“Já cheguei a vir aqui a pé, mas agora viemos de carro. Quando viemos a pé, demoramos cerca de três dias a cá chegar e dormimos aqui (nos albergues de peregrinos). Fazíamos isso por devoção a Nossa Senhora da Peneda”, indicou Raúl Vázquez, o patriarca da família.
A Romaria de Nossa Senhora da Peneda teve início a 31 de Agosto e teve como pontos altos as actuações do Rancho Folclórico de Eiras e do Rancho Folclórico Estrela do Norte de Gondoriz (nos dias 31 de Agosto e 1 de Setembro), o Concerto Músicas à Senhora, com Augusto Canário (no dia 4), o Hino Aka-thistos em Honra da Virgem Mãe de Deus - Beijo da Imagem e o Baile Popular (no dia 6) e a Procissão de Velas (no sábado à noite). Ontem foi a vez da festa da Natividade de Maria, com a Eucaristia a anteceder a procissão até ao fim dos escadórios. O acto religioso foi celebrado e presidido por D. João Lavrador, bispo da Diocese de Viana do Castelo.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho