Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
Arcebispo propõe procissão com todos os compassos no Domingo de Páscoa
Póvoa de Lanhoso, município Amigo do Desporto

Arcebispo propõe procissão com todos os compassos no Domingo de Páscoa

‘Águas do Norte’ avança com subsistema de Lanheses

Arcebispo propõe procissão com todos os compassos no Domingo de Páscoa

Braga

2021-04-01 às 11h20

Redacção Redacção

D. Jorge Ortiga, Arcebispo de Braga, frisa que o dia de Páscoa podia ter mais solenidade.

O Arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga, propôs ontem, no dia 31 de Março, durante a apresentação do livro ‘A Semana Santa em Braga’, que o programa dos próximos anos termine com um Compasso “solene e expressivo. Podia ser um anúncio ainda mais solene da Ressurreição de Jesus Cristo”.

A proposta apresentada pelo Arcebispo de Braga inclui uma Eucaristia na Sé na manhã do domingo de Páscoa com todos os compassos. Seguir-se-ia uma procissão pela Rua D. Paio Mendes, e depois cada Compasso seguiria o seu destino.

Ainda nessa manhã, o Arcebispo de Braga procederia à apresentação do cumprimentos a instituições da cidade, como a Câmara Municipal de Braga, a Reitoria da Universidade do Minho ou às associações empresariais.

O Arcebispo Braga recordou que a celebração na Sé tem muita dignidade, com a participação de muita gente de Braga e de fora do concelho, mas frisou que o dia de Páscoa podia ter ainda mais solenidade.

“Eu falei numa interpretação ligada com a Festa de Nossa Senhora das Dores, que já esteve no programa da Semana Santa. Não é nada de novo. Era importante voltar a integrar na Semana Santa para que haja uma referência. Depois, o Compasso existe e a Páscoa, na cidade de Braga é vivida solenemente. É uma ideia que deixei ficar e, por ventura, um sinal diferente para um Compasso com outra expressão. Foi apenas uma sugestão”, indicou D. Jorge Ortiga.

O Arcebispo de Braga garante que o assunto já foi abordado com alguns párocos, que relataram algumas dificuldades na concretização dessas acções, mas que, segundo D. Jorge Ortiga, são dificuldades ultrapassáveis.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho