Correio do Minho

Braga,

- +
APsi-UMinho oferece resposta social de enorme importância para o território
Bom Jesus com dezenas de casamentos já marcados até 2022

APsi-UMinho oferece resposta social de enorme importância para o território

Escuteiros regressam à sede com saudades

APsi-UMinho oferece resposta social de enorme importância para o território

Ensino

2020-01-08 às 21h21

Redacção Redacção

Dia da Associação de Psicologia da Universidade do Minho (APsi) assinalado em Guimarães, com destaque para os projetos de interação com a sociedade.

O Dia Anual da APsi foi assinalado esta quarta-feira, 08 de janeiro, em Guimarães com destaque para as ações desenvolvidas nos últimos quatro anos. Recorde-se que a associação foi criada a 4 de janeiro de 2016 perante o “desafio” que tem sido correspondido com uma “resposta social de enorme importância para o território”, apontou a vice-presidente da Câmara de Guimarães, ao “ajudar as pessoas a aceder aos desafios do século XXI”.
 
Adelina Pinto realçou a estreita cooperação entre instituições, no âmbito de “um processo de maturidade institucional” onde “todos trabalham para o território sobre o qual somos todos responsáveis”. Apontou ainda a ligação de “múltiplos projetos” entre a autarquia e a Universidade do Minho, conferindo que esta ligação da transferência de conhecimento da academia “pode ser diferenciadora no território e uma importante contribuição para os decisores políticos”.
 
O Reitor da Universidade do Minho, Rui Vieira de Castro, mencionou a Escola de Psicologia como “um bom exemplo” nesta missão de interação com a sociedade, sendo uma “prática muito consolidada” na Universidade do Minho. “Algumas escolas da Universidade do Minho tiveram um papel fundamental e a Escola de Psicologia é um bom exemplo, pela articulação com a comunidade. A APsi é um excelente exemplo dessa evolução e traduz um salto qualitativo nas diferentes formas de agir com a sociedade”, referiu ainda o Reitor da UMinho, destacando a “grande disponibilidade” dos Municípios de Guimarães e Braga. “Aquilo que temos conseguido na relação com o Município de Guimarães tem sido importante e representa as enormes potencialidades que podem decorrer de uma ação efetiva das lógicas, dos objetivos e dos projetos das várias entidades"
 
Em representação da APsi, Adriana Sampaio destacou o “o projeto de interação com a comunidade envolvente, em Braga e Guimarães, que pretende assumir perante a sociedade um compromisso de desenvolvimento baseado em conhecimento científico, procurando capacitar a sociedade nas suas diferentes valências que permita um desenvolvimento social harmonioso e galvanizador do seu potencial”. Evidenciou o “papel relevante” dos Municípios “na sinalização de necessidades e potencialidades dos seus cidadãos facilitando os acessos a alvos prioritários”. Para este ano de 2020, enumerou ainda o planeamento de várias atividades de formação, dois projetos de investigação e uma parceria ERASMUS.
 
A sessão do Dia da APsi-UMinho decorreu no polo de Guimarães da APsi, na antiga Estação da CP, contou ainda com as presenças da Vereadora da Câmara de Guimarães, Paula Oliveira, a vice-presidente da Câmara de Braga, Sameiro Araújo e o presidente da Escola de Psicologia da UMinho, Miguel Gonçalves. A sessão contou também com uma apresentação científica proferida por Conceição Nogueira sobre “Género, sexualidade e política sexual feminista”, Professora Associada da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho