Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Aprovada isenção de IMT para investimento de 25 milhões de euros da Borgwarner que vai criar 300 empregos
Câmara Municipal inaugurou novo relvado do Águias do Neiva

Aprovada isenção de IMT para investimento de 25 milhões de euros da Borgwarner que vai criar 300 empregos

Revisão do PDM e parque industrial em Regadas são a aposta do município

Aprovada isenção de IMT para investimento de 25 milhões de euros da Borgwarner que vai criar 300 empregos

Alto Minho

2021-07-26 às 22h30

Redacção Redacção

Em Viana do Castelo, a Câmara aprovou a isenção de IMT pela aquisição de terreno para a instalação da nova fábrica.

Citação

A Borgwarner prepara-se para construir uma nova fábrica de 25 milhões de euros, que deverá criar mais 300 novos postos de trabalho em Viana do Castelo.

Face ao novo investimento da multinacional americana, a Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, por unanimidade, na última reunião ordinária de executivo, isentar a empresa de IMT pela aquisição de um terreno para a instalação da nova unidade de produção.

A Borgwarner vai, assim, adquirir à empresa Enerconpor - Energias Renováveis de Portugal uma parcela de terreno, com 78 mil metros quadrados, no Parque Empresarial de Lanheses, pelo valor de 4,3 milhões de euros. Na apresentação da proposta de isenção de IMT, o Vereador do Planeamento e Gestão Urbanística, Reabilitação Urbana, Desenvolvimento Económico, Mobilidade, Coesão Territorial e Turismo, Luís Nobre, justificou o apoio “com a dimensão do investimento e pelo número de postos de trabalho que vão ser criados”.

Este será o terceiro investimento da multinacional americana no concelho, depois de o grupo ter seleccionado Portugal como futuro Centro Europeu para a expansão da electrificação. A unidade, já em construção, vai começar a produzir motores eléctricos para o sector automóvel em 2023.

Em Abril, após a assinatura do contrato de investimento entre a Câmara Municipal e a Borgwarner, o gerente em Portugal, Ricardo Moreira, explicou que o novo investimento resulta da aposta na transição energética, estimando que em 2030 "45% do negócio da BorgWarner estará centrado na produção de motores eléctricos".

O responsável adiantou que "a nova fábrica será a terceira na Europa deste sector de negócio e irá produzir motores eléctricos para clientes europeus do grupo". Actualmente, em Viana do Castelo, a Borgwarner tem um volume de negócios de 170 milhões de euros, prevendo-se a duplicação deste valor, com o novo investimento".

Deixa o teu comentário

Banner publicidade
Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho