Correio do Minho

Braga, sábado

- +
Aprovada Declaração de Utilidade Pública de terreno na Meadela para construção de Unidade de Saúde Familiar
Pérez quer ser um dos melhores

Aprovada Declaração de Utilidade Pública de terreno na Meadela para construção de Unidade de Saúde Familiar

Voleibolista e médica luta contra vírus que não dá tréguas

Aprovada Declaração de Utilidade Pública de terreno na Meadela para construção de Unidade de Saúde Familiar

Alto Minho

2020-02-28 às 16h07

Redacção Redacção

Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, por unanimidade, a Declaração de Utilidade Pública de um terreno situado na freguesia da Meadela para permitir a construção de uma nova Unidade de Saúde Familiar.

O executivo da Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, ontem, por unanimidade, a Declaração de Utilidade Pública (DUP) de um terreno situado na freguesia da Meadela para permitir a construção célere de uma nova Unidade de Saúde Familiar (USF).
Na proposta, pode ler-se que “é intenção do Município de Viana do Castelo avançar, em parceria e no respeito das respetivas competências – com a Unidade Local de Saúde do Alto Minho, EPE, para a Construção de Unidade de Saúde Familiar da Meadela, reforçando, desse modo, a rede de equipamentos de cuidados de saúde primários no concelho, em particular, na área urbana”.
"Atendendo a que ainda não foi possível, pela via negocial, chegar a um acordo com os proprietários, propõe-se que a Câmara Municipal delibere, nos termos legais, promover a expropriação da parcela", refere a proposta que indica que a área a expropriar tem cerca de 4.389 metros quadrados.
Indica o documento que “a atual extensão de saúde da Meadela funciona num espaço pertencente à Casa do Povo, edifício desqualificado e sem as desejáveis condições de funcionamento, nomeadamente ao nível das acessibilidades a pessoas com mobilidade reduzida para um equipamento de saúde moderno, bem como à crescente densidade populacional que se tem consolidado nas últimas décadas”. “Assim, é urgente avançar para a construção de um novo equipamento de saúde livre de constrangimentos ao nível espacial, que permita o crescimento da equipa de saúde, condições essenciais para um bom funcionamento e qualidade dos serviços a prestar”, frisa.
O executivo aprovou ainda a atribuição de Declaração de Utilidade Pública à expropriação de um terreno destinado ao alargamento de uma via municipal na Avenida 18 de Dezembro, em Barroselas. A Câmara Municipal pretende efetuar obras na urbanização da avenida em causa, para melhorar a acessibilidade existente através do alargamento da via municipal e da criação de um passeio, permitindo um melhor ordenamento, organização e fluidez do trânsito viário e pedonal. A parcela de terreno tem uma área de 97metros quadrados e a DUP surge atendendo a que não foi possível, pela via negocial, chegar a acordo com o proprietário.
A Câmara Municipal aprovou ainda a DUP da expropriação de um terreno destinado ao alargamento do cemitério de Chafé. A autarquia pretende efetuar obras de urbanização destinadas à ampliação do cemitério de Chafé, tendo em conta a situação atual existente e a consequente impossibilidade de dar resposta às necessidades da freguesia. A parcela de terreno em causa, com uma área superior a 912 metros quadrados, vai permitir a ampliação do cemitério, pelo que a Declaração de Utilidade Pública da expropriação foi aprovada com caráter de urgência.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho