Correio do Minho

Braga, sexta-feira

- +
Apontamentos históricos num jogo sem... história
Ricardo Rio elogia “trabalho notável” da Associação de Moradores

Apontamentos históricos num jogo sem... história

Município de Guimarães entrega hortícolas a Instituições do concelho

Apontamentos históricos num jogo sem... história

Desporto

2023-03-24 às 06h00

Ricardo Anselmo Ricardo Anselmo

Sentido único. Portugal entrou a vencer na qualificação para o Euro. Ronaldo, que se tornou no mais internacional de sempre, bisou no encontro.

Citação

A era de Roberto Martínez começou com um triunfo à frente da selecção nacional. Portugal bateu com absoluta facilidade a frágil equipa do Liechtenstein por 4-0, num resultado que até é simpático tal o volume de ocasiões criadas, num verdadeiro treino de futebol ofensivo, sem qualquer tipo de preocupações defensivas.
Confirmou-se a aposta num sistema com três centrais - Danilo, Rúben Dias e o estreante Gonçalo Inácio - à frente de Rui Patrício. Nas alas, Cancelo (que jogo extraordinário) e Raphäel Guerreiros projectavam-se a todo o momento, acompanhando Ronaldo, Félix e Bernardo Silva e com Palhinha e Bruno Fernandes responsáveis pelas tarefas a meio-campo.
Durou oito minutos a resistência do actual 198.º do ranking FIFA. Cancelo rematou de posição frontal, de fora da área, a bola ainda sofreu um desvio pelo caminho e Büchel já não foi capaz de travar o 1-0 para Portugal que, aos poucos, foi baixando o ritmo e deixou que o intervalo chegasse com a diferença mínima no resultado.
A segunda parte trouxe umas quinas a todo o gás, com Bernardo Silva a fazer o 2-0 e Ronaldo, num penálti por carga sobre Cancelo, a elevar a contagem. O capitão viria mesmo a fechar as contas do jogo aos 63 minutos, de pontapé livre, a disparar um potente remate e a chegar aos 120 golos pela selecção nacional. De resto, Ronaldo acabou por fazer mais história no jogo de ontem. Chegou às 197.ª internacionalização e passou a ser o jogador com mais jogos pela respectiva equipa nacional.
Até ao final, pese embora as duas mãos cheias de oportunidades criadas (Portugal terminou o jogo com 71 por cento de posse, 35 remates e 12 cantos), o resultado não mais se alterou. Desde 1998 que a selecção lusa não iniciava uma fase de qualificação para um Campeonato da Europa com um triunfo.
Contas feitas, Portugal ascendeu desde já á liderança do grupo J, com os mesmos três pontos da Bósnia mas com vantagem pelo número de golos (os bósnios bateram a Islândia por 3-0). Já Eslováquia e Luxemburgo empataram sem golos.
Portugal joga agora no Luxemburgo no próximo Domingo, às 19.45 horas.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho