Arcos de Valdevez: Mais de dois mil alunos ‘abraçam’ a biodiversidade
2013-05-26 às 21h18
A Associação Portuguesa de Ética e Filosofia Prática em colaboração com o Centro de Formação Agostinho da Silva promoveu uma ação de formação com 25horas para professores de filosofia na área da Filosofia Prática e que decorreu na Escola Secundária D. Sancho I da cidade de Famalicão.
A Associação Portuguesa de Ética e Filosofia Prática em colaboração com o Centro de Formação Agostinho da Silva promoveu uma ação de formação com 25horas para professores de filosofia na área da Filosofia Prática e que decorreu na Escola Secundária D. Sancho I da cidade de Famalicão.
Esta ação teve como Formador Eugénio Oliveira, Presidente da APEFP, docente da Escola Secundária D. Sancho I, reconhecidamente um dos mais dais destacados divulgadores da Filosofia Prática em Portugal e que contou com um grupo de professores que se deslocaram de várias escolas do Norte do País para frequentarem esta ação.
Os docentes elaboraram e conceberam nesta ação, a partir dos princípios básicos do que são as práticas filosóficas, projetos que em Portugal são inovadores e que promovem a Filosofia, a cidadania e os valores democráticos bem como o pensamento crítico através do diálogo e do debate do nosso quotidiano social, político e filosófico. Estes novos projetos são para levar a cabo na comunidade educativa mas também outros para a comunidade civil.
O grupo de trabalho acrescentou algo à Filosofia Prática e seguiu o princípio que mais do que falar de filosofia temos que fazer filosofia. Assim, surgiram projetos interessantíssimos e novos em Portugal que devem ser apoiados pelas instâncias oficiais, a saber: Cafés Filosóficos com poesia e música; Oficinas de competências - Mindtraces (Consultoria educacional); Filosofia para Crianças para o 1º ciclo; Oficina 3 filmes 3 dilemas; Filosofia com Humor; Caminhada Filosófica; Filocinema;
A Filosofia Prática e estes projetos planificados nesta ação têm a finalidade de levar a Filosofia para todas as pessoas e de conhecerem a sua importância no desenvolvimento cultural e social bem como no desenvolvimento de competências ao nível do pensamento crítico e do pensar autónomo e livre e que consequentemente todos os espaços culturais e sociais (bibliotecas, museus, cafés, restaurantes, etc.) poderão beneficiar.
*** Nota da Direção da APEFP ***
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário