Correio do Minho

Braga, sexta-feira

- +
Anulada decisão de contratar construção do novo mercado de Viana do Castelo
Futsal do SC Braga: “Vamos em busca da final-8”

Anulada decisão de contratar construção do novo mercado de Viana do Castelo

Empresários de Braga no Parlamento Europeu

Anulada decisão de contratar construção do novo mercado de Viana do Castelo

Alto Minho

2024-12-10 às 22h30

Redacção Redacção

O executivo municipal de Viana do Castelo decidiu hoje, por maioria, não adjudicar e revogar a contratação a construção do novo mercado municipal no local onde até 2022 existia o prédio Coutinho, anulando o concurso público lançado em Julho.

Citação

A decisão foi tomada em reunião ordinária, com a abstenção do vereador independente Eduardo Teixeira, mas já em Outubro, em declarações aos jornalistas, o presidente da Câmara, Luís Nobre, anunciava aos jornalistas a abertura de um novo concurso público para a construção do novo mercado, porque as cinco propostas que concorreram ao procedimento lançado em Julho não cumpriam o valor base, 12,6 milhões de euros.

O presidente da Câmara, Luís Nobre, disse que com o encerramento deste procedimento, concluída a revisão de preço da empreitada, exigida pelo Tribunal de Contas e alterada a base orçamental o município irá abrir novo concurso público internacional, mas sem especificar quando.

O concurso público agora anulado foi lançado em 22 de julho e incluía a construção do edifício e arranjos envolventes no prazo de 720 dias.

O prazo para apresentação das propostas terminava no dia 27 de agosto, mas acabou prorrogado para setembro e, posteriormente para 23 de outubro, sendo que cinco empresas apresentaram propostas.

Na altura, o autarca socialista explicou que as quatro empresas “argumentaram que o valor base do concurso não era suficiente para construir” o novo mercado e “uma quinta empresa apresentou uma proposta com “um valor superior”.

“Não podemos adjudicar uma proposta superior. Estamos a reinterpretar todo o projeto para ver se mantemos o valor base, corrigindo alguma situação que possa ser reajustada em função do balizamento para a empreitada, ou alargamos o preço base de construção do mercado e iniciamos um novo procedimento de consulta”, afirmou.

Em causa, segundo Luís Nobre, está a construção de uma cave, onde será construído o parque de estacionamento do futuro mercado, no local onde até 2022 existia o prédio Coutinho.

Adiantou que aquela zona “é muito particular, com um nível freático muito elevado” e que “é preciso tomar todas as cautelas na construção do piso -1”.

“As empresas acham que o valor atribuído a essa fase estrutural da obra não é suficiente. Foi bom haver uma proposta [superior ao valor base do concurso] para percebermos em que áreas da construção existem dúvidas e que soluções devemos reinterpretar. É isso que está em causa. Não é alterar o projeto”, afirmou.

Já em julho de 2023, a Câmara de Viana do Castelo tinha lançado um concurso público. Pelo preço base de 11,5 milhões de euros, também anulado, devido à necessidade “de ajustes técnicos no projeto”.

O relatório preliminar do júri que analisou as propostas ao concurso público internacional, a que a Lusa teve acesso, propõe a exclusão do concorrente Alexandre Barbosa Borges, SA por ultrapassar o valor base (14.995.335,42 euros).

O júri considera que “não deve haver lugar à adjudicação do presente concurso público, devendo ser revogada a decisão de contratar”, concedendo “ao concorrente um prazo de cinco dias para eventual pronúncia em sede de audiência prévia”.

O novo edifício vai ser construído junto ao jardim público da cidade, no local onde abriu portas, em 1892, o primeiro mercado. Em 1965, foi transferido para um lote contíguo, junto à igreja das Almas, onde funcionou até ao início de 2002.

A transferência do primeiro mercado permitiu, no início da década de 70 do século passado, a construção do prédio Coutinho, desconstruído em 2022.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho