Correio do Minho

Braga, terça-feira

António Fogaça inspira Vila Frescainha S. Martinho
Extraordinário concerto encerra Bienal Internacional de Flauta Transversal na Igreja do Mosteiro de S. Miguel de Refojos

António Fogaça inspira Vila Frescainha S. Martinho

Endiabrado Henry marca quatro na goleada sobre o CD Mafra

Cávado

2013-05-28 às 19h30

Redacção

No dia 11 de maio de 1863 nascia, em Vila Frescainha S. Martinho, o poeta António Fogaça. Para comemorar os 150 anos do seu nascimento, a Junta de Freguesia decidiu erguer um monumento ao poeta onde assinala o dia 11 de maio como Dia da Freguesia.

No dia 11 de maio de 1863 nascia, em Vila Frescainha S. Martinho, o poeta António Fogaça. Para comemorar os 150 anos do seu nascimento, a Junta de Freguesia decidiu erguer um monumento ao poeta onde assinala o dia 11 de maio como Dia da Freguesia. A data foi escolhida pela população que, assim, homenageia António Fogaça, falecido com apenas 25 anos.
Coube ao Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes, e ao Presidente da Junta, Américo Carvalho, inaugurar o monumento - localizado junto à rotunda - e simbolizar para sempre o Dia da Freguesia.
Na cerimónia foi evocada a vida e a obra de António Fogaça e declamados alguns poemas da sua autoria.
A inauguração decorreu no sábado, 25 de maio, dia em que a Junta de Freguesia realizou o seu convívio anual com os idosos e os amigos da freguesia, animado pela Banda do Galo.
O programa incluiu, também, a inauguração da remodelação da sede da Junta e oficialização da legalização do edifício, em cerimónia presidida pelo Presidente da Câmara Municipal de Barcelos.
A autarquia homenageou, ainda, o antigo Presidente da Junta, António Cardoso Gomes, com lápide na sede da Junta e com uma romagem ao cemitério.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.