Correio do Minho

Braga, sábado

- +
Antiga carruagem do funicular de Santa Luzia alvo de reabilitação
Conselho Municipal da Juventude dá parecer positivo ao Orçamento da Câmara para 2021

Antiga carruagem do funicular de Santa Luzia alvo de reabilitação

FC Famalicão sai com derrota da viagem à capital do móvel

Antiga carruagem do funicular de Santa Luzia alvo de reabilitação

Alto Minho

2020-10-31 às 06h00

Redacção Redacção

Projecto do Município de Viana do Castelo prevê o arranjo urbanístico e a reabilitação de uma antiga carruagem do funicular de Santa Luzia que está estacionada nos terrenos da estação superior.

A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai avançar com um arranjo paisagístico e com a reabilitação de uma antiga carruagem do funicular de Santa Luzia, intervenções com um custo orçado em cerca de 16 mil euros.
A autarquia elaborou um estudo para o arranjo paisagístico da área envolvente à carruagem antiga estacionada nos terrenos da estação superior.
A proposta aponta para a construção de um percurso pedonal desde a entrada do edifício que alberga a sede do Grupo de BTT e a área envolvente à carruagem. Prevê a consolidação de um muro de suporte, a colocação de painel informativo descritivo do historial cronológico do elevador de Santa Luzia e ainda mobiliário urbano, refere o município em comunicado.

A intervenção inclui ainda a recuperação geral da carruagem, estando previsto, no interior, a substituição de todos os forros, madeiramento de piso e recuperação dos assentos também em madeira.
Para o exterior, está prevista intervenção na conservação da chapa, incluindo a substituição das partes irrecuperáveis, mantendo todas as características conforme o modelo existente, descreve a mesma fonte.
Recorde-se que a carruagem está colocada junto ao funicular de Santa Luzia, que foi distinguido com o prémio de Infraestrutura Ferroviária do Ano 2013 e com o mesmo certificado em 2014. Vencendo um desnível de 160 metros, em seis a sete minutos, a viagem no funicular de Santa Luzia é a mais longa a nível nacional, com os seus 650 metros.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho