Correio do Minho

Braga, quarta-feira

- +
Ansiedade e depressão aumentam com pandemia
Pai Natal chega a Cerveira para a abertura do mercado de Natal

Ansiedade e depressão aumentam com pandemia

Caminha: Obras no mercado municipal decorrem a bom ritmo

Ansiedade e depressão aumentam com pandemia

Braga

2021-10-16 às 06h00

Marlene Cerqueira Marlene Cerqueira

Casos de depressão e ansiedade aumentaram com a pandemia, situação que também afectou os profissionais de saúde. Ontem, no Hospital de Braga debateram-se estratégicas que possam ser montadas para garantir a saúde mental destes profissionais.

A situação pandémica tem originado o aumento de casos de ansiedade e de depressão. A situação afecta a população em geral, mas também os profissionais de saúde, razão que motivou o debate realizado ontem, no Hospital de Braga, sobre o tema ‘O impacto da pandemia de Covid- -19 na saúde mental dos profissionais de saúde’,
O evento, que se inseriu na evocação do Dia Mundial da Saúde Mental, foi definido propositadamente para “debater e perceber o impacto da pandemia nos profissionais de saúde e definir estratégias para o futuro, estratégias que possam ser montadas para garantir a saúde metal destes profissionais”, explicou aos jornalistas Jorge Bessa, médico psiquiatra, à margem da sessão.

Também o director clínico do Hospital de Braga, Jorge Marques, explicou que a pressão sofrida pelos profissionais de saúde, sobretudo os trataram pacientes Covid, contribuíram para um aumento do “stress emocional”.
Devido a este desgaste, a equipa de psicólogos do Serviço de Psiquiatria do Hospital de Braga disponibilizou uma linha telefónica e um e-mail, à qual os profissionais de saúde podem recorrer para pedir ajuda psicológica. Este serviço ainda continua disponível.
Relativamente à procura na área da saúde mental, neste momento “já está muito próxima dos níveis pré-pandemia”.

No âmbito da comemoração do Dia Mundial da Saúde Mental, está patente no hall da entrada principal do Hospital de Braga, uma exposição de 17 telas pintadas pelos doentes do Serviço de Psiquiatria em contexto de terapia.
Os trabalhos expostos, desenvolvidos no Hospital de Dia, são parte integrante de um processo terapêutico cujo objectivo é trabalhar questões como a auto-estima, ansiedade e concentração. Ou seja, através da arte, pretende-se explorar diferentes mecanismos que promovam a saúde mental.
Além da pintura, os especialistas também recorrem à expressão musical, plástica e artística.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho