Correio do Minho

Braga,

- +
Aniversário/Wikipédia: Em Portugal tudo começou com um 'planeta'
Casa do Professor: Novo presidente quer fidelizar e captar associados a nível nacional

Aniversário/Wikipédia: Em Portugal tudo começou com um 'planeta'

Famalicão Youth Fest! na Casa da Juventude

Nacional

2011-01-14 às 09h36

Lusa Lusa

João foi o primeiro a publicar em português na Wikipédia. Na altura a enciclopédia online tinha poucos meses de existência e pouco mais de cinco mil entradas. Hoje é o quinto site mais visitado no mundo virtual.

João foi o primeiro a publicar em português na Wikipédia. Na altura a enciclopédia online tinha poucos meses de existência e pouco mais de cinco mil entradas. Hoje é o quinto site mais visitado no mundo virtual.

Cerca de 80 mil voluntários anónimos são atualmente responsáveis pelo que se pode ler no site, que é usado diariamente por milhões de pessoas. (Em setembro de 2010, teve quase quatrocentos milhões de visitantes).

Cinco meses após o seu aparecimento na Internet, a 09 de junho de 2001, a Wikipédia recebeu a contribuição de “João”, que, ao publicar a definição de “planeta”, ficou automaticamente registado como o primeiro editor na história da wikipédia em português.

Só por uma questão de horas, “Bruno” surgiria em segundo lugar no 'ranking' que une brasileiros, africanos e orientais - todos os que falam e escrevem em português. Hoje “dezenas de pessoas em Portugal” dedicam parte do seu tempo a melhorar as informações que estão disponíveis na maior enciclopédia on-line, contou à agência Lusa Waldir Pimenta, presidente da Wikimédia Portugal, uma organização portuguesa.

Waldir Pimenta é editor na Wikipédia mas já foi administrador, ou seja, já teve poderes para impedir o acesso a quem quisesse “vandalizar” o site. “A Wikipédia vive da sua credibilidade”, lembrou Waldir Pimenta, que chegou a bloquear um editor. No mundo 'wiki' há editores, revisores e vigilantes que tentam garantir que as informações disponibilizadas são verdadeiras.

“Em Portugal já temos muita informação revista e melhorada por portugueses. É um trabalho feito por pessoas que escrevem os artigos e um grupo ainda maior de pessoas que estão a confirmar as informações que entram”, sublinhou Luís Borges Gouveia, professor da Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Fernando Pessoa.

O presidente da Wikimedia Portugal aponta as motivações para querer participar na Wikipédia: “Há pessoas que veem aquilo como um jogo e há quem trabalhe para conseguir uma reputação na comunidade on-line onde se move. Há ainda o aspeto lúdico de querer que um tópico de que gostam esteja bem representado. Se eu sou um fã de selos de uma determinada época e descubro que há pouca informação, passo a colaborar”.

A Wikipédia conta agora com mais de 660 mil artigos em português. “Há os editores jurássicos' (de 2004), os da “antiguidade”, da “idade média” os da “idade moderna”, contou com alguma ironia Waldir Pimenta, “editor da antiguidade”.

Em 2005, quando chegou a Portugal para tirar o curso superior, descobriu a Wikipédia e percebeu que podia contribuir acrescentando mais informações sobre o seu país de origem: Cabo Verde.

Waldir Pimenta, que já editou mais de 30 mil informações em cinco anos, desde acrescentos a artigos e a “pequenas correções de vírgulas mal colocadas”.

Tal como Waldir, todos os dias milhares de editores voluntários acrescentam novas informações ou corrigem pequenos erros. Graças a eles, a Wikipédia é lida em mais de 270 línguas.

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.