Sócios do Moreirense reconduzem Vítor Magalhães como presidente
2024-11-07 às 06h00
A introdução de simuladores clínicos, o reforço de parcerias e a consolidação em termos internacionais, são as principais apostas da nova presidência da Escola de Enfermagem para o triénio 2024 -2027.
Ana Paula Macedo assumiu ontem a presidência da Escola Superior de Enfermagem da Universidade do Minho. Tem como vice-presidentes Odete Araújo (para a área de Investigação) e Rui Pereira (nas vertentes de Pedagogia e Internacionalização).
Entre os desafios a enfrentar pela equipa directiva, no trénio de 2024-2027 está a formação de profissionais de enfermagem.
“Temos o desafio da inovação pedagógica, da prática de enfermagem e das parcerias estratégicas. São estes os pilares mais importantes deste mandato. Em termos de inovação pedagógica, temos a introdução da simulação clínica e dos laboratórios. É a simulação avançada, que dá apoio aos profissionais de enfermagem e aos nossos estudantes”, indicou Ana Paula Macedo.
Ao nível do equipamento, a aposta vai para os simuladores de alta fidelidade.
Nas parcerias, o destaque vai para o reforço da ligação à Escola de Medicina da UMinho.
O terceiro pilar da nova direcção é a internacionalização da Escola Superior de Enfermagem através da sensibilização de estudantes estrangeiros.“A consolidação da internacionalização é outro dos desafios. Queremos estabelecer outras parcerias. Queremos captar mais estudantes”, indicou Ana Paula Macedo.
No tocante à investigação, a nova presidente da Escola Superior de Enfermagem apresentou como desafio “ evolução dos centros de investigação, a nível nacional e internacional. Haverá sempre a articulação do ensino com a investigaçao e a captura de financiamento ao nível da investigação, para nós é essencial”, considerou Ana Paula Macedo.
O reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, defendeu que o programa apresentado pela nova esquipa presidencial da Escola Superior de Enfermagem “compromete toda a comunidade”.
Rui Vieira de Castro aconselhou a presidência da Escola Superior de Enfermagem a “manter a missão de formação e promoção do desenvolvimento social e cultural”. O reitor da UMinho assegurou que a autonomia da Escola Superior de Enfermagem está garantida e “há margem para reforço da autonomia financeira das unidades orgânicas”.
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário