Correio do Minho

Braga, segunda-feira

- +
Ana Paula Macedo define três pilares para próximo mandato
Viana do Castelo: Mercado de Natal reúne 31 expositores

Ana Paula Macedo define três pilares para próximo mandato

Depois da Libertadores, Artur Jorge sagra-se campeão do Brasil!

Ana Paula Macedo define três pilares para próximo mandato

Braga

2024-11-07 às 06h00

Miguel Viana Miguel Viana

A introdução de simuladores clínicos, o reforço de parcerias e a consolidação em termos internacionais, são as principais apostas da nova presidência da Escola de Enfermagem para o triénio 2024 -2027.

Citação

Ana Paula Macedo assumiu ontem a presidência da Escola Superior de Enfermagem da Universidade do Minho. Tem como vice-presidentes Odete Araújo (para a área de Investigação) e Rui Pereira (nas vertentes de Pedagogia e Internacionalização).
Entre os desafios a enfrentar pela equipa directiva, no trénio de 2024-2027 está a formação de profissionais de enfermagem.
“Temos o desafio da inovação pedagógica, da prática de enfermagem e das parcerias estratégicas. São estes os pilares mais importantes deste mandato. Em termos de inovação pedagógica, temos a introdução da simulação clínica e dos laboratórios. É a simulação avançada, que dá apoio aos profissionais de enfermagem e aos nossos estudantes”, indicou Ana Paula Macedo.
Ao nível do equipamento, a aposta vai para os simuladores de alta fidelidade.
Nas parcerias, o destaque vai para o reforço da ligação à Escola de Medicina da UMinho.
O terceiro pilar da nova direcção é a internacionalização da Escola Superior de Enfermagem através da sensibilização de estudantes estrangeiros.“A consolidação da internacionalização é outro dos desafios. Queremos estabelecer outras parcerias. Queremos captar mais estudantes”, indicou Ana Paula Macedo.
No tocante à investigação, a nova presidente da Escola Superior de Enfermagem apresentou como desafio “ evolução dos centros de investigação, a nível nacional e internacional. Haverá sempre a articulação do ensino com a investigaçao e a captura de financiamento ao nível da investigação, para nós é essencial”, considerou Ana Paula Macedo.
O reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, defendeu que o programa apresentado pela nova esquipa presidencial da Escola Superior de Enfermagem “compromete toda a comunidade”.
Rui Vieira de Castro aconselhou a presidência da Escola Superior de Enfermagem a “manter a missão de formação e promoção do desenvolvimento social e cultural”. O reitor da UMinho assegurou que a autonomia da Escola Superior de Enfermagem está garantida e “há margem para reforço da autonomia financeira das unidades orgânicas”.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho