Arraial junta população de Escudeiros e Penso (Santo Estêvão e São Vicente)
2024-08-07 às 06h00
Espaço acolhe no próximo sábado à tarde a segunda edição do Rio D’Amares - Aquafest - Reviver o Rio Trigo, onde é esperada a participação de mais de 100 pessoas. As actividades são gratuitas.
Mais de uma centena de pessoas, incluindo muitas famílias, é esperada no sábado à tarde, na Zona de Lazer do Trigo (rio Homem), na freguesia de Bico. Trata-se da segunda edição do Rio D’Amares - Aquafest - Reviver o Rio Trigo.
A partir das 14 horas a popu- lação é desafiada a participar em actividades como Stand Up Paddle, Canoagem, Escorrega Aquático, Tiro ao Alvo ou Mini-Golf, entre outras.
O objectivo é levar a população a usufruir das margens do rio Homem.
“O Rio Trigo (troço do rio Home na freguesia de Bico) é um espaço que poucos conhecerão e é um espaço fabuloso das nossas margens. Queremos levar as pessoas até ao rio. Queremos manter a natureza mas com o conforto para que as pessoas possam passar momentos agradáveis”, afirmou Vítor Ribeiro, vereador do Ambiente da Câmara Municipal de Amares.
Fernando Soares, presidente da Junta de Freguesia de Bico, apontou que o evento pretende “mostrar as potencialidades do rio Homem. O rio Homem pode ser atractivo, sustentável e benéfico para todos. Com um plano bem estruturado a nível ecológico e do turismo, podemos transformar esta parte da natureza num património para a comunidade”, indicou Fernando Soares.
O autarca de Bico explicou que durante muitos anos a comunidade esteve afastada do rio Trigo e que agora estão criadas condições para uma nova conexão. Até porque, no passado, o espaço foi palco de muitas histórias. “É um rio que tem histórias na população da freguesia. Durante muitos anos as pessoas tiveram proibidas de lá entrar. Agora chegou o momento de ser reaproveitado”, disse o presidente da Junta de Freguesia de Bico. Fernando Soares espera que o espaço possa vir a ser frequentado pela população durante a Primavera e o Verão. “Podem fazer passeios pela margem do rio, que vão usufruir de uma paisagem fantástica”, frisou o autarca de Bico. As actividades do Rios D’Amares - Aquafest - Reviver o Rio Trigo são da responsabilidade da Minho Aventure.
“Vamos passar um tarde fantástica e vamos conseguir reviver as grandes tradições do rio Trigo. O principal objectivo desta segunda edição é fazer com que as pessoas conheçam a zona”, defendeu Miguel Ribeiro, da Minho Adventure.
As actividades podem ser desempenhadas por todas as faixas etárias em segurança.
O local vai ser vigiado por nadadores-salvadores, um enfermeiro e vários monitores.
A participação nas actividades é gratuita.
Durante o evento a Junta de Freguesia de Bico proporciona um lanche gratuito aos presentes, que conta com a presença de 40 pessoas que integram um passeio de motos.
O evento tem como parceiro a Quinta do Esquilo, em Rendufe, que fica paredes meias com a zona de Lazer do Trigo. A quinta disponibiliza estacionamento e acesso aos espaços de lazer.
“Quem estiver cansado de es-tar na toalha, no Rio Trigo, po-de entrar na quinta e vem dar uma volta cá dentro. A quinta só tem a ganhar com esta iniciativa”, referiu Márcio Sousa, um dos sócios da Quinta do Esquilo.
20 Setembro 2024
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário