Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
Alvarinho, Loureiro, Avesso e Azal são os embaixadores no mercado internacional
Arcos de Páscoa dos Centros de Convívio em exposição no Largo António Lopes

Alvarinho, Loureiro, Avesso e Azal são os embaixadores no mercado internacional

“O favoritismo é 50/50”

Alvarinho, Loureiro, Avesso e Azal são os embaixadores no mercado internacional

Alto Minho

2018-04-21 às 06h00

Redacção Redacção

Estão seleccionados os Best of Vinho Verde 2018, que serão os embaixadores da CVRVV nos mercados de exportação.

Citação

Quinta de Linhares Azal 2017, Quinta da Raza Colheita Seleccionada Avesso 2017, Quinta do Regueiro Primitivo Alvarinho 2015, Quinta do Regueiro Reserva Alvarinho 2017 e Casal de Ventozela Loureiro 2017. São estes os cinco vinhos que serão embaixadores da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV)nos mercados de exportação, ostentando o sêlo Best of Vinho Verde 2018.
O Best of 2018 resulta da votação de um júri composto por convidados de nove países, que avalia os melhores entre os melhores. A decisão do júri foi divulgada ontem à noite, na gala anual do Concurso Os Melhores Verdes, que decorreu no Terminal do Porto de Leixões.

Na mesma gala foram ainda distinguidos 27 vinhos com a categoria ouro e prata, escolhidos pro prova cega entre mais de 280 referências a concurso pelo painel de provadores nacionais (ler caixa).
O Concurso Melhores Verdes é um descrito como acto de celebração da região mas também uma ferramenta de promoção para enólogos e produtores que, a cada ano, procuram distinguir--se pela qualidade e ser escolhidos como embaixadores nos mercados externos.
O Best Of Vinho Verde é, para a CVRVV, um motivo de orgulho e um forte portfólio para as acções que são desenvolvidas noutros países ao longo do ano, sublinha Carla Cunha, directora de Marketing da CVRVV.
Já Manuel Pinheiro, presidente da CVRVV, opta por destacar uma crescente aposta na criação de valor e na distinção pela qualidade.

As participações no Concurso registam um aumento a cada edição e isso é sinónimo de uma Região mais competitiva, orientada para o crescimento e para a presença em diferentes mercados. Estamos já em 107 países mas a trabalhar para chegar a mais mercados, com melhores vinhos e sempre sem esquecer este perfil único no mundo, que faz do Vinho Verde uma referência, refere Manuel Pinheiro.
Relativamente à mecânica como é efectuada a selecção dos Melhores Verdes, esta decorre em três etapas, com todos os vinhos provados em regime de absoluto anonimato - explica a CVRVV em comunicado.
Na primeira etapa, a de pré-selecção, são provados os vinhos das categorias mais concorridas, cabendo ao júri de pré-selecção a escolha dos dez melhores para a etapa seguinte. O júri de pré-selecção é constituído por quatro representantes da Junta de Recurso e três elementos da Câmara de Provadores da Comissão dos Vinhos Verdes.

Na segunda etapa são atribuídos aos melhores vinhos do ano os prémios Ouro, Prata e Honra. O júri que os elege é constituído por representantes da Região dos Vinhos Verdes, da Câmara de Provadores da Comissão dos Vinhos Verdes e de outras Câmaras de Provadores nacionais, de institutos de investigação, da Direcção Regional de Agricultura, e ainda por escanções e comunicação social.
Passam à última etapa os Vinhos Verdes premiados com Ouro e Prata, e ainda os vinhos seguintes melhor classificados até que esteja concluído um painel de 35 Vinhos Verdes. Os vinhos são avaliados por críticos e provadores internacionais, seleccionados nos principais mercados de exportação do Vinho Verde, que elegem os Best Of Vinho Verde do ano - os melhores do ano na perspectiva dos mercados externos.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho