Correio do Minho

Braga,

- +
Alunos promovem a inovação na cozinha tradicional no Mercado Municipal
Aumentam burlas, GNR lança alerta

Alunos promovem a inovação na cozinha tradicional no Mercado Municipal

HC Braga busca em casa hoje contra o HC Turquel aproximação ao 8.º lugar

Alunos promovem a inovação na cozinha tradicional no Mercado Municipal

Braga

2023-12-09 às 10h14

Miguel Viana Miguel Viana

Alunos dos cursos profissionais de Restaurante/Bar, Pastelaria/Padaria e de Empregado de Mesa confeccionaram pratos tradicionais com alguma inovação. Produtos foram adquiridos aos comerciantes do Mercado Municipal.

Citação

A Escola Profissional Profitecla, em parceria com a Câmara Municipal de Braga, promoveu na passada quinta-feira uma acção de divulgação da gastronomia tradicional associada à inovação. Um evento que decorreu no Mercado Municipal.
A base da iniciativa foram as iguarias de Natal, em especial as diferentes formas de cozinhar o bacalhau, que permitiram também divulgar o trabalho dos alunos dos cursos profissionais Restaurante/Bar, Pastelaria/Padaria e Empregado de Mesa.
“Nós temos uma missão de criar uma escola fora de muros, em conexão com o exterior. Para os nossos jovens é importante porque cria uma aprendizagem fora do espaço de sala de aula e cria a possibilidade de contacto com pessoas do exterior. Isso acaba por ser vital para o seu sucesso escolar e profissional”, destacou Sérgio Pinto, da Comissão Executiva da Profitecla - Pólo de Braga.

Sérgio Pinto frisou que os pratos confeccionados foram feitos com produtos à venda no Mercado Municipal. “Essa acabou por ser a nossa grande missão, porque estamos num, espaço de excelência. Temos aqui comerciantes com produtos de grande qualidade. Os nossos alunos podem mostrar aos comerciantes e ao público, o que podem confeccionar com os produtos que podem adquirir no Mercado e criar novas ideias de receitas”, apontou o dirigente.
A Escola Profitecla vai dinamizar, pelo menos uma vez por semana, o espaço dos showcookings do Mercado Municipal. “Aquilo que temos previsto e planificado é associar o mês com alguma temática e criar iguarias relacionadas com isso”, afirmou Sérgio Pinto.

A vereadora da Câmara Municipal de Braga com a tutela do Mercado Municipal. Olga Pereira, considerou que a acção é “fundamental para divulgar não apenas o Mercado, mas porque de uma acentada, nós formamos, divulgamos e ocupamos um espaço que é de todos”.
Olga Pereira classificou a Escola Profissional Profitecla como “um parceiro de excelência” e proferiu que a acção gastronómica é, também, uma forma de reconhecer a qualidade dos produtos comercializados no Mercado Municipal.
“O mercado de frescos tem os melhores produtos da região, desde o peixe, à carne, aos legumes , frutas e flores, e naturalmente cria-se esta sinergia dos alunos poderem adquirir os produtos que vão confeccionar. Cria-se tambem uma sinergia com os comerciantes. Esta é a dinâmica que procuramos”, concluiu a vereadora Olga Pereira.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade
Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho