Cerveira assegura conservação de património e obras de arte em espaço público
2023-12-09 às 10h14
Alunos dos cursos profissionais de Restaurante/Bar, Pastelaria/Padaria e de Empregado de Mesa confeccionaram pratos tradicionais com alguma inovação. Produtos foram adquiridos aos comerciantes do Mercado Municipal.
A Escola Profissional Profitecla, em parceria com a Câmara Municipal de Braga, promoveu na passada quinta-feira uma acção de divulgação da gastronomia tradicional associada à inovação. Um evento que decorreu no Mercado Municipal.
A base da iniciativa foram as iguarias de Natal, em especial as diferentes formas de cozinhar o bacalhau, que permitiram também divulgar o trabalho dos alunos dos cursos profissionais Restaurante/Bar, Pastelaria/Padaria e Empregado de Mesa.
“Nós temos uma missão de criar uma escola fora de muros, em conexão com o exterior. Para os nossos jovens é importante porque cria uma aprendizagem fora do espaço de sala de aula e cria a possibilidade de contacto com pessoas do exterior. Isso acaba por ser vital para o seu sucesso escolar e profissional”, destacou Sérgio Pinto, da Comissão Executiva da Profitecla - Pólo de Braga.
Sérgio Pinto frisou que os pratos confeccionados foram feitos com produtos à venda no Mercado Municipal. “Essa acabou por ser a nossa grande missão, porque estamos num, espaço de excelência. Temos aqui comerciantes com produtos de grande qualidade. Os nossos alunos podem mostrar aos comerciantes e ao público, o que podem confeccionar com os produtos que podem adquirir no Mercado e criar novas ideias de receitas”, apontou o dirigente.
A Escola Profitecla vai dinamizar, pelo menos uma vez por semana, o espaço dos showcookings do Mercado Municipal. “Aquilo que temos previsto e planificado é associar o mês com alguma temática e criar iguarias relacionadas com isso”, afirmou Sérgio Pinto.
A vereadora da Câmara Municipal de Braga com a tutela do Mercado Municipal. Olga Pereira, considerou que a acção é “fundamental para divulgar não apenas o Mercado, mas porque de uma acentada, nós formamos, divulgamos e ocupamos um espaço que é de todos”.
Olga Pereira classificou a Escola Profissional Profitecla como “um parceiro de excelência” e proferiu que a acção gastronómica é, também, uma forma de reconhecer a qualidade dos produtos comercializados no Mercado Municipal.
“O mercado de frescos tem os melhores produtos da região, desde o peixe, à carne, aos legumes , frutas e flores, e naturalmente cria-se esta sinergia dos alunos poderem adquirir os produtos que vão confeccionar. Cria-se tambem uma sinergia com os comerciantes. Esta é a dinâmica que procuramos”, concluiu a vereadora Olga Pereira.
09 Setembro 2024
09 Setembro 2024
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário