Correio do Minho

Braga, quinta-feira

Alunos Promotores de Sucesso é fórmula vencedora na Escola de Ribeirão
Cerveira: XX Bienal Internacional de Arte encerra com festa aberta ao público

Alunos Promotores de Sucesso é fórmula vencedora na Escola de Ribeirão

Câmara de Braga cede terreno ao SC Braga por 75 anos para pavilhão Multiusos

Vale do Ave

2018-03-17 às 12h00

Isabel Vilhena

Melhores resultados na disciplina de matemática e melhores cidadãos no futuro são os resultados obtidos com o projecto Alunos Promotores de Sucesso que está a ser implementado na Escola de Ribeirão em Vila Nova de Famalicão.

Beatriz Rocha, tem 13 anos, frequenta o 8.º ano, e assume o papel de promotora de sucesso na Escola de Ribeirão em Vila Nova de Famalicão.
Oriento os meus colegas nas dúvidas que eles tiverem nos exercícios de matemática. Às vezes é fácil, outras vezes é mais complicado, mas tento dar o meu melhor, contou Beatriz aos jornalistas na apresentação do projecto Alunos Promotores de Sucesso (APS) que ontem recebeu a visita do presidente da câmara de Famalicão, Paulo Cunha, no âmbito do Roteiro pela Inovação de Famalicão.
Os maus resultados a matemática, fruto de vários factores socio-económicos, levaram um grupo de professores da disciplina a pensar na melhor fórmula para inverter estes indicadores. Começamos com dois objectivos principais: melhorar e qualificar o sucesso, afirmou Raquel Azevedo, professora de matemática, sublinhando que com o desenrolar do projecto os objectivos tornaram-se ainda mais ambiciosos. Nós hoje pretendemos ter mais sucesso, mas essencialmente ter melhores cidadãos.
Assim, o projecto APS envolve mais de 300 alunos dos 8.º e 9.º anos da Escola de Ribeirão, que têm como oferta complementar na disciplina de matemática, uma pedagogia inovadora que promove a aprendizagem activa entre alunos. Ora, com esta metodologia de aluno para aluno, cabendo ao professor o papel secundário de mero orientador, elevam-se os níveis de confiança, reforçam-se os laços de grupo e estreitam-se relações entre toda a comunidade educativa, promovendo-se o sucesso escolar dos alunos.
Para o autarca de Famalicão, Paulo Cunha, este projecto é um sinal do dinamismo da escola e a forma como enfrenta as dificuldades como sucesso, salientando que este projecto não é só bem sucedido no ensino da matemática, mas tem um sucesso maior de preparar as pessoas para a vida em sociedade, para a partilha de tarefas e entreajuda.
O projecto foi apresentado na 5.ª edição do Programa Líderes Inovadores, resultado de uma parceria entre o Ministério da Educação e Ciência e a Microsoft, no âmbito do programa Partners in Learning.
A ambição dos professores de matemática é agora alargar esta oferta APS ao 7.º ano e partilhar com outras escolas do território.
Os resultados estão à vista e já chegou ao Ministério da Educação que convidou a escola a fazer um vídeo de apresentação do projecto APS para que este possa, eventualmente, servir de modelo para outras escolas do país.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.