Correio do Minho

Braga, quinta-feira

Alunos Erasmus + aprendem tudo sobre rádio em Braga e na região
Centro histórico de Braga vai dar que ler durante duas semanas

Alunos Erasmus + aprendem tudo sobre rádio em Braga e na região

Feira Afonsina Condiciona Trânsito em Guimarães

As Nossas Escolas

2018-02-21 às 07h51

Marta Amaral Caldeira

Um grupo de alunos Erasmus + participa num projecto europeu para trabalhar o tema Rádio Escolar. Em Braga e porque o projecto é dinamizado pela EB 2,3 Frei Caetano Brandão, visitaram a rádio Antena Minho e o jornal Correio do Minho.

Um grupo de alunos Erasmus + esteve de visita à cidade de Braga e à região, para mais uma iniciativa Learning, Teaching, Training Activities através da rádio, dinamizada pela EB 2,3 Frei Caetano Brandão do Agrupamento de Escolas de Maximinos. Para além de aumentar as suas competências linguísticas ao nível do Inglês, este projecto em concreto tem como objectivo também potenciar o uso da rá-dio e das novas tecnologias enquanto meio de comunicação de excelência.
E porque o tema que se está a trabalhar é a Rádio Escolar, uma das visitas do grupo de integra este projecto Erasmus +, do qual fazem parte 25 alunos portugueses, 12 alunos de outros países e 8 professores, foi ao jornal Correio do Minho e à rádio Antena Minho - onde os alunos tiveram oportunidade de fazer uma entrevista ao próprio director, Paulo Monteiro.

Deste projecto Erasmus +, fazem parte escolas de outros países, designadamente da Polónia, Bulgária, Hungria e Espanha, além de Portugal, representada pela EB 2,3 Frei Caetano Brandão.
Este é um projecto em conjunto com as várias escolas europeias, com a duração de dois anos, durante os quais vão sendo desenvolvidas várias actividades, com entrevistas a jornalistas, à concepção de notícias, etc., explicou Cristina Gandra, respectivamente a coordenadora dos projectos europeus da escola bracarense.
Mas não só. Porque se trata sempre uma visita de alunos a um outro país, o projecto inclui também uma série de actividades mais culturais, como visitas aos museus e a outros pontos de interesse de Braga como a Sé Catedral e a parte mais histórica que a cidade oferece, além de terem sido recebidos na Câmara Municipal, pelo presidente Ricardo Rio.

A professora Cristina Gandra destaca, ainda ao nível de visitas na região, por exemplo a que foi realizada ao Museu de Transportes e Comunicações do Porto, que possibilitou um workshop de TV e rádio - onde os alunos participantes tiveram a oportunidade de aprender muito.
Os projectos Erasmus + são muitíssimo importantes na minha perspectiva porque estamos a falar de uma Europa global, onde as fronteiras já não fazem sentido seja para estudar, seja para trabalhar, e os alunos ao fazerem parte deste programa vão-se habituando desde novos a lidar e a cooperar com parceiros de outros países da Europa, mas também tendo contacto com outras realidades económicas e sociais, sublinhou a coordenadora dos projectos europeus.

As mais-valias são muitas mais. Além das competências que se adquirem com o desenvolvimento do projecto, de fomentarem um espírito aberto e de tolerância e de conhecerem melhor a cultura de outros países da União Europeia, esta é também uma forma de os alunos Erasmus + melhorarem também significativamente as suas competências linguísticas de Inglês - já que todo o projecto, durante os dois anos em que é dinamizado, usa sempre a língua inglesa, tanto escrita, como falada.
O culminar deste projecto teve lugar com um jantar cultural, onde todos os participantes deste projecto Erasmus + tiveram a oportunidade de mostrar alguns dos seus talentos e aptidões. Os portugueses, claro, cantaram fado, mas por exemplo o grupo de alunos húngaros juntou-se para interpretar uma das suas canções mais tradicionais, enquanto os espanhóis brilharam com as suas performances de ginástica artística, entre outros. Este projecto é, sem dúvida, uma mais-valia, antes de mais pela experiência que permite aos alunos e pelas competências que adquirem.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.