Vila Verde conquistou categoria de Ciência nos Prémios Nacionais de Educação 2025
2025-06-18 às 06h00
Exposição ‘Memórias Visuais do S. João de Braga a Partir da Obra de José Veiga’ pode ser vista até ao fim de Junho no Palácio do Raio.
‘Memórias Visuais do S. João de Braga a Partir da Obra do Mestre Veiga’ é a exposição que foi inaugurada ontem no Palácio do Raio.
A exposição é integra o programa ‘Memorar’ do Arquivo Municipal de Braga e o centenário do nascimento do Mestre José Veiga. e revela o ponto de vista do artista sobre as festas de S. João. “O Mestre Veiga teve uma importância enorme no processo de ornamentação da cidade nas festas de S. João, num processo criativo único. Era também declinado nos cartazes oficiais e noutros elementos que foi criando. Este ano desafiamos alunos da Escola Superior de Design do IPCA (Politécnico do Cávado e Ave) para associar o Mestre Veiga ao processo cria-tivo”, disse Porfírio Correia, director do Departamento de Cultura e Turismo da Câmara Municipal de Braga. O responsável destacou que “desta forma, a memória artística do Mestre Veiga pode ser revivênciada”.
Porfírio Correia agradeceu às filhas do Mestre José Veiga a cedência ao Arquivo Municipal de Braga, de muito do espólio do artista e desejou que mais pessoas possam doar à cidade outras obras que tenham da autoria de José Veiga.
Porfírio Correia anunciou que até ao fim deste ano todo o espólio do Mestre José Veiga estará em versão digital e poderá ser consultado no Arquivo Municipal de Braga.
Jorge Pereira, director da Escola Superior de Design do IPCA, destacou que a elaboração da exposição envolveu cerca de 100 alunos da instituição e obedeceu a duas estratégias.
“Fizemos um profundo estudo para conhecermos o arquivo do Mestre Veiga, são mais de quatro décadas em torno da construção visual desta festa. Numa segunda estratégia, envolvemos a parte criativa da nossa comunidade estudantil e integramos o tema em contexto académico”, apontou Jorge Pereira.
O presidente da Associação de festas de S. João, Firmino Marques, salientou que o Mestre José Veiga era “uma figura ímpar da cidade”, conhecido pelas ornamentações da cidade em épocas como o S. João ou a Semana Santa, mas também por fazer “crítica social”.
O provedor da Santa Casa da Misericórdia de Braga, Bernardo Reis, considerou que “é de toda a justiça homenagear o Mestre José Veiga, pois dedicou toda uma vida à arte, consagrando a sua obra à cidade de Braga, durante mais de 50 anos”.
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário